Siga a folha

Conta de luz vai subir em maio com acionamento de bandeira vermelha

Período de chuvas é o pior já registrado para o setor elétrico desde 1931, diz Aneel

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo | Reuters

As contas de luz dos brasileiros terão em maio o acionamento da chamada bandeira tarifária vermelha nível 1, que resultará em custos adicionais para os consumidores, disse a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta sexta-feira (30).

A informação do órgão regulador confirma as projeções feitas por analistas à Reuters em meados de abril, que apontavam para bandeira tarifária vermelha ou amarela no próximo mês devido às chuvas fracas na região das hidrelétricas.

A Aneel disse que o patamar vermelho 1, que gera custo extra de R$ 4,169 a cada 100 kilowatts-hora consumidos, deve-se ao registro em 2020 e em 2021 21 do pior período de chuvas já registrado para o setor elétrico desde 1931, quando começaram os registros.

Valor da conta de luz irá aumentar em maio com o acionamento de bandeira vermelha - Gabriel Cabral - 27.fev.19/Folhapress

As bandeiras tarifárias representam cobranças adicionais para os consumidores quando saem do patamar verde para o amarelo, nível em que estavam em abril.

O mecanismo visa arrecadar recursos para custear o acionamento de usinas térmicas e ainda sinalizar aos consumidores momentos de menor oferta de energia no sistema, como forma de incentivar ações de economia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas