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Um dos maiores caças russos, o Su-34 Fullback, virou peça de decoração de mala após ser abatido na Ucrânia durante a guerra.
Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, há pouco mais de dois meses, os russos já perderam, pelo menos, 26 aviões, nove deles do modelo Su-34, o conhecido caça-bombardeiro da consagrada família Flanker e único a ter dois assentos lado a lado, e não em tandem (um atrás do outro).
O último abate de um avião do modelo aconteceu há menos de dois dias e gerou um dramático vídeo da queda.
Os últimos dados apontam que 7% da frota russa de Fullbacks foi perdida, mas alguns dos aviões abatidos estão sendo reaproveitados por ucranianos, como este abaixo.
Partes legítimas de aeronave têm virado objeto de desejo dos fãs da aviação, principalmente para servir como chaveiro ou identificador de bagagem. Vários aviões já passaram por situações semelhantes, incluindo o Airbus A380 e um A330 da TAP.
Agora é a vez do Sukhoi, mais especificamente o de registro RF-93823, que tinha um 31 vermelho estampado na sua fuselagem. A aeronave foi abatida no dia 1º de março na região de Kharkiv, bem no início da operação russa como mostram as fotos do site MIL.IN.UA.
A Ucrânia tem coletado vários troféus de guerra, e este agora servirá para financiar a defesa. A venda das etiquetas de bagagens feitas a partir do metal do Su-34 está sendo feita pelo movimento "Drones para a Ucrânia".
O grupo está comercializando 200 peças por US$ 1000 (quase R$ 5 mil) cada uma. Elas virão com um número de série, detalhes do jato, mapa do local da queda e coordenadas geográficas de onde o caça caiu.
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