Siga a folha

Associated Press faz acordo com OpenAI para usar IA em notícias

Ação pode estabelecer precedente para parcerias semelhantes entre indústrias

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Yuvraj Malik
Bangalore | Reuters

A AP (Associated Press) está licenciando uma parte de seu arquivo de reportagens para a OpenAI em um acordo que explorará o uso da IA (inteligência artificial) generativa em notícias, conforme anunciado pelas empresas nesta quinta-feira (13).

A ação poderá estabelecer um precedente para parcerias semelhantes entre as indústrias.

O veículo de notícias terá acesso à tecnologia e expertise de produtos da OpenAI como parte do acordo, cujos detalhes financeiros não foram divulgados.

A AP também não revelou como integrará a IA em suas operações de notícias. A empresa já utiliza IA para automatizar relatórios de resultados corporativos, resumir eventos esportivos e transcrever determinados eventos ao vivo.

Logo do OpenAI - Florence Lo - 9.fev.2023/Reuters

Seu banco de notícias ajudará a fornecer a enorme quantidade de dados necessários para treinar sistemas de IA, como o ChatGPT, que têm impressionado consumidores e empresas com sua capacidade de planejar roteiro de férias, resumir documentos jurídicos e escrever códigos de computador.

No entanto, os veículos de notícias têm sido lentos em adotar a tecnologia devido a preocupações com sua tendência de gerar informações factualmente incorretas, bem como os desafios de diferenciar o conteúdo produzido por humanos e por programas de computador.

"A IA generativa é um campo em rápida evolução com implicações tremendas na indústria de notícias", disse Kristin Heitmann, vice-presidente sênior e diretora de receitas da AP.

"As organizações jornalísticas devem ter um lugar à mesa para que redações grandes e pequenas possam aproveitar essa tecnologia em benefício do jornalismo."

Alguns veículos de comunicação já estão utilizando a IA generativa para seu conteúdo. O BuzzFeed anunciou que usará a IA para alimentar testes de personalidade em seu site, e o New York Times usou o ChatGPT para criar um gerador de mensagens para o Dia dos Namorados este ano.

"O feedback da AP —juntamente com o acesso ao seu arquivo de texto factual de alta qualidade— ajudará a melhorar as capacidades e a utilidade dos sistemas da OpenAI", disse Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas