Nova categoria do Airbnb tem mansão dos X-Men e casa flutuante de 'Up'; veja fotos
Plataforma de aluguéis lançou nesta quarta (1º) categoria chamada Icônicos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Uma casa de cinema que flutua, uma noite num museu com obras de arte ou carros da Ferrari, uma balada com famosos ou ainda uma vista exclusiva para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
O Airbnb fez parceria com celebridades, estúdios de cinema e museus pelo mundo para turbinar as experiências de hospedagem do site nos próximos meses, numa nova categoria chamada "Icônicos".
O comediante Kevin Hart, os músicos Feid e Doja Cat, a atriz de Bollywood Janhvi Kapoor e o influencer Khaby Lame participam das primeiras 11 novas estadias anunciadas num evento da plataforma nesta quarta-feira (1º), em Los Angeles.
O CEO e cofundador Brian Chesky afirmou que a maioria das experiências será gratuita ou custará menos de US$ 100 por hóspede. "E sem taxas escondidas de limpeza", completou Chesky, explicando que as reservas serão feitas a partir de uma "seleção".
"Vamos escolher os hóspedes com base no que eles escreverem e entraremos em contato com todos os selecionados alguns dias antes do período de reserva", disse Chesky.
Mais de 4 mil convites serão oferecidos neste ano para as hospedagens da categoria "Icônicos", que vai ao ar nesta quarta-feira. Cada anúncio traz uma contagem regressiva para o horário de abertura para pedidos de reserva.
A maioria é nos EUA, além de duas na Itália, uma na França e outra na Índia. Não há nada no Brasil, mas ao menos outras dez novas experiências serão divulgadas até o final do ano.
A novidade não trará nova receita ao Airbnb e sim funcionará como estratégia de publicidade para alcançar novos públicos pelo mundo, de acordo com Hiroki Asai, chefe global de marketing do Airbnb.
"Essas experiências vão acontecer mensalmente e nos manter relevantes em diferentes países e em diferentes faixas etárias", disse Asai à reportagem. "Chegaremos em pessoas de uma maneira totalmente diferente e que não conseguiríamos de outra forma."
O cantor colombiano Feid vai levar hóspedes no ônibus de sua turnê por uma semana nos EUA, enquanto Doja Cat fará um show particular para 15 pessoas. Hart será o anfitrião de uma noite para 30 pessoas num bar com degustação de tequila e show de stand-up comedy, e Kapoor abrirá as portas de sua casa em Chennai, na Índia.
Em Paris, o visitante terá uma vista exclusiva para a cerimônia de abertura das Olímpiadas, que acontecerá ao ar livre, às margens do rio Sena, em 26 de julho. O hóspede ficará num dos museus mais famosos da cidade, o Museu d'Orsay, e dormirá numa sala transformada em quarto de luxo pelo designer Mathieu Lehanneur, o mesmo que desenhou a tocha e a pira dos Jogos de Paris 2024.
"Essa é a minha experiência favorita. É inacreditável o que Mathieu Lehanneur fez", disse Asai. "Ele desenhou até os pesos de ginástica. Foram esculpidos em peças únicas de granito."
Outro museu no Airbnb será o da Ferrari, na cidade italiana de Maranello, durante o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, no qual o hóspede terá entrada VIP.
Chesky exibiu no telão do evento fotografias do quarto e contou alguns detalhes. "A roupa de cama é como o interior de uma Ferrari. E a cama é pintada com o mais recente vermelho Ferrari", disse Chesky. "Agora, quando você estiver deitado na cama e olhar para frente, verá 110 troféus que a Ferrari ganhou."
Também na Itália será a experiência com Khaby Lame para jogar "Fortnite" num loft de Milão.
Duas hospedagens são parcerias com os estúdios Disney e Pixar. A primeira será em Abiquiu, no estado do Novo México, numa casa que flutuará 15 metros do chão inspirada no filme de animação "Up - Altas Aventuras" (2009). A residência de 20 toneladas será levantada por um guindaste e enfeitada com mais de 8 mil balões.
A casa foi construída do zero, e todo seu interior foi feito de maneira idêntica ao filme, incluindo quadros, mobiliário e até tanques de oxigênio que o personagem principal usa.
"Tivemos que criar nossa própria ferrugem para aquele brinquedo", disse Chesky apontando para uma das quinquilharias de uma prateleira.
Para surpresa dos presentes no evento, a casa foi transportada para Los Angeles e os convidados puderam passear por dentro e tirar fotos.
Já a segunda estadia feita com a Disney e Pixar é uma promoção do filme "Divertida Mente 2", numa casa que imita a central de controle das emoções da personagem Riley. Com a Marvel, haverá uma experiência X-Men numa mansão em Westchester, Nova York.
Para o chefe global de marketing do Airbnb, essas experiências refletem a direção para qual a plataforma está seguindo.
"Queremos mostrar às pessoas que o Airbnb é mais do que apenas hospedagens de alguns dias", disse Asai. "Queremos apresentar às pessoas onde está o futuro do Airbnb."
Outra novidade que a plataforma anunciou nesta quarta-feira são novos recursos para viagens em grupo, que formam mais de 80% das reservas do site.
As novas ferramentas incluem compartilhamento de listas de favoritos e reformulação da caixa de mensagens para participação de todos os hóspedes envolvidos.
Já a segunda será uma promoção do filme "Divertida Mente 2", numa casa que imita a central de controle das emoções da personagem Riley.
O Airbnb informou que a categoria "Icônicos" com as 11 novas experiências vai ao ar nesta quarta-feira, com uma contagem regressiva em cada anúncio exibindo o horário de abertura para pedidos de reserva.
Outra novidade na plataforma serão novos recursos para viagens em grupo, que formam mais de 80% das reservas do site. As ferramentas incluem compartilhamento de listas de favoritos e reformulação da caixa de mensagens para participação de todos os hóspedes convidados.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters