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Falsos anúncios usam marcas famosas e quiz para dar golpe

Imagens de celebridades, como Angélica e Anitta, são inseridas nos conteúdos com a utilização de inteligência artificial

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São Paulo

Mala da Farm (R$ 998), box da trilogia "O Senhor dos Anéis" (R$ 210), bonequinhos Funko Pop do Frodo (R$ 249), celular Samsung (a partir de R$ 799). Todos esses produtos são oferecidos gratuitamente depois que você responde uma pesquisa on-line; basta pagar o frete. Parece incrível, mas é um golpe cada vez mais comum na internet. Os falsos anúncios aparecem entre vídeos no Instagram, no TikTok e em outras redes sociais. De tão frequente, é chamado de "golpe do quiz".

Em alguns casos, como no das malas da marca Farm e no dos produtos da Samsung, celebridades como Angélica, Anitta e Maisa aparecem anunciando o questionário. Tudo feito com inteligência artificial, para enganar o público.

A Folha foi até uma das últimas etapas de um suposto quiz da livraria Saraiva. Segundo o "anúncio", a rede poderia voltar a ter lojas físicas —as unidades foram fechadas no ano passado, com a falência da empresa.

Loja da livraria Saraiva, em São Paulo; a rede, que fechou as portas no ano passado, é usada no "golpe do quiz" - Zanone Fraissat - 21.set.2023/Folhapress

O falso questionário, que usa a identidade visual da marca e traz fotografias das antigas lojas, inclui perguntas sobre hábitos de compra e leitura. Após respondê-las, o cliente é direcionado a uma página em que pode escolher um brinde de sua preferência. "Nós queremos ser a melhor livraria para você! Como agradecimento, você pode agora resgatar um produto totalmente sem custo", diz a mensagem.

Para receber o "brinde" —livros ou bonecos Funko Pop—, o cliente deve escolher e pagar uma das opções de frete, com valores de R$ 44 a R$ 77, via Pix.

Outro golpe recente envolveu a empresa Sofá na Caixa. O vídeo da propaganda falsa utiliza trecho de um anúncio verdadeiro da marca, mas com a narração alterada. Após responder o questionário, um sofá de R$ 3.176 sai por por R$ 167.

A Sofá na Caixa disse à Folha ter contratado um serviço dedicado ao levantamento de conteúdos falsos há menos de um mês. O objetivo é identificar páginas de redes sociais duplicadas, sites falsos e vídeos patrocinados enganosos, além de denunciar os conteúdos. "Continuaremos a investir em medidas de segurança e a colaborar com autoridades para minimizar os riscos de golpes e fraudes", afirma a empresa.

Também contatada pela reportagem, a Samsung afirmou não ter qualquer relação com esses anúncios. "A empresa reitera seu compromisso ético com a transparência, não compactuando com a disseminação de notícias falsas." A Saraiva não respondeu e a Farm, via canal de atendimento, confirmou tratar-se de um golpe.

Diversos casos

A reportagem verificou a existência de diversas reclamações sobre os falsos questionários no site Reclame Aqui. As mensagens são direcionadas às empresas mencionadas nos golpes, embora elas também sejam vítimas.

É o caso da Farm Rio, com a promessa de uma mala de brinde; a Xiaomi, com a pesquisa premiada que daria celulares; a parceria do Burger King e da Stanley, com a venda exclusiva de um item promocional para quem respondesse um questionário; o Mercado Livre, com a venda de celulares Poco X5; e a Samsung, com a pesquisa de aniversário. Em todos os casos, valores de frete eram cobrados dos participantes, variando de R$ 47 a R$ 119, e os produtos nunca foram entregues.

Questionado pela reportagem, o Reclame Aqui disse não haver dados sobre o número de denúncias, mas a empresa emitiu um guia de cuidados contra as falsas pesquisas usando as marcas. Uma das recomendações, ao se deparar com conteúdos como esses, é verificar a URL do link para se certificar que trata-se do site ou perfil oficial da marca.

O Reclame Aqui alerta também para o perigo de compartilhar informações sensíveis, como nome completo e CPF. Além disso, é preciso ficar atento pois golpes virtuais costumam espalhar vírus.

A Meta, dona do Facebook e Instagram, afirmou "estar sempre aprimorando a tecnologia para combater atividades suspeitas".

O usuário pode denunciar os anúncios às plataformas que oferecem esta opção —basta clicar nos três pontinhos e, em seguida, em "denunciar".

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que ele seja verificado pela Folha.

Checamos

É um projeto dedicado ao combate da desinformação nas redes sociais patrocinado pela Philip Morris Brasil.

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