Siga a folha

Veja as vagas mais disputadas do Enem dos Concursos

Vaga de analista de planejamento, gestão e infraestrutura, ligada ao IBGE, é a mais concorrida

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O MGI (Ministério da Gestão e Inovação) divulgou nesta segunda-feira (19) o número de candidatos por vaga aberta pelo CNU (Concurso Nacional Unificado), realizado no domingo (18).

A mais concorrida entre todas as áreas foi a de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, vinculada ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com somente uma vaga ofertada para um total de 28.534 inscritos.

Participantes do CNU, o Enem dos Concursos, aguardando a segunda prova do dia no domingo (18), em São Paulo. - Folhapress

Em sequência, estão os cargos de Analista Administrativo da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), que aceitava profissionais de qualquer área do conhecimento, com 226.481 inscritos para 9 vagas (pouco mais 25 mil por vaga), e de Técnico em Assuntos Educacionais do MGI, com 44.262 inscritos para duas vagas (pouco mais 22 mil por vaga).

Veja a disputa para cada vaga, conforme o bloco do concurso

Veja as vagas mais concorridas de cada bloco:

  • Analista de Planejamento, Gestão e Infra. em Info. Geográficas e Estatísticas do IBGE: 28.534 inscritos para uma vaga (Bloco 1 — Infraestrutura, Exatas e Engenharias)
  • Analista Administrativo (qualquer área do conhecimento) da Previc: 25.164,6 candidatos por vaga. Foram 226.481 inscritos para 9 vagas (Bloco 7 — Gestão Governamental e Administração Pública)
  • Técnico em Assuntos Educacionais, MGI: 22.131 candidatos por vaga. Foram 44.262 inscritos para duas vagas (Bloco 5 — Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)
  • Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 18.216,8 por vaga. Foram 182.168 inscritos para 10 vagas (Bloco 4 — Trabalho e Saúde do Servidor)
  • Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MGI: 9.923,8 candidatos por vaga. Foram 49.619 inscritos para um total de 5 vagas (Bloco 3 — Ambiental, Agrário e Biológicas)
  • Tecnologista em Info. Geográficas e Estatísticas do IBGE: 8.208,3 inscritos por vaga. Foram 24.625 candidatos para apenas 3 vagas. (Bloco 2 — Tecnologia, Dados e Informação)
  • Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, IBGE: 5.018,0 candidatos por vaga. Foram 200.721 inscritos para 40 vagas (Bloco 8 — Nível Médio)

Números ainda não consideram as abstenções

O ministério informou que os dados de comparecimento ainda serão consolidados e que a relação candidato/vaga divulgada não é um número absoluto como nos outros concursos. No CNU, é necessário considerar que os candidatos escolheram seus cargos prioritários, dentro de um bloco de cargos, na hora da inscrição.

Neste caso, o candidato se inscreve para várias vagas dentro de um mesmo bloco, o que permite que ele concorra a mais vagas e tenha mais chance de conseguir entrar na administração pública.

Com a nota obtida, o candidato segue com chances de entrar no sistema público ainda que não passe no cargo escolhido.

Na última quarta (14) o governo havia divulgado a relação de candidato/vaga para cada um dos oito blocos temáticos.

A primeira edição do concurso foi marcada por um índice de abstenção de 52,5%, mas sem relatos de atrasos na aplicação, vazamentos e outros problemas na organização.

Em declaração na noite deste domingo, a ministra Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) afirmou que quase 1 milhão de pessoas participaram do CNU. Isso representa menos da metade de pessoas fazendo a prova, tendo em vista que foram 2,1 milhões de inscritos.

O concurso, dividido em duas provas, uma na parte da manhã e outra da tarde, foi concluído às 18h do domingo.

Entre 9h e 11h30, os concurseiros enfrentaram uma bateria de questões discursivas, específicas para cada um dos oito blocos, e uma prova objetiva de conhecimentos gerais, comum a todos. Na parte da tarde, entre 14h30 e 18h, os candidatos responderam a perguntas específicas de cada bloco.

O gabarito das provas está previsto para ser divulgado na terça-feira (20), e os cadernos de resposta já foram liberados às 20h do mesmo dia da prova.

Confira o calendário atualizado do CNU

Eventos Data
Aplicação das provas objetivas e discursiva e divulgação dos cadernos de provas, às 20h 18 de agosto
Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas 20 de agosto
Prazo para interposição de recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados 20 e 21 de agosto
Disponibilização da imagem do cartão-resposta 10 de setembro
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; convocação para o envio de títulos (via upload) 8 de outubro
Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da prova discursiva 8 e 9 de outubro
Envio dos títulos 9 e 10 de outubro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai) 17 de outubro
Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência 17 a 25 de outubro
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas 2 e 3 de novembro
Resultado preliminar da avaliação de títulos 4 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos 4 e 5 de novembro
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência 13 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência 13 e 14 de novembro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos 19 de novembro
Previsão de divulgação dos resultados finais 21 de novembro

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas