Siga a folha

Homem envenenado com mesma substância de ex-espião russo deixa hospital

Parceira dele, que também foi exposta à substância, morreu no início deste mês

Policial fica de guarda na frente da casa de Charlie Rowley, em Amesbury, no sul da Inglaterra - Geoff Caddick - 4.jul.2018/AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Londres | Reuters

Charlie Rowley, um dos dois britânicos envenenados com o agente nervoso Novitchok no mês passado, recebeu alta do hospital nesta sexta-feira.

Rowley, de 45 anos, e Dawn Sturgess, de 44, adoeceram depois de serem expostos ao veneno no sudoeste da Inglaterra, perto de onde o agente duplo russo Serguei Skripal e sua filha Iulia foram atacados com a mesma substância em março.

"Tenho a satisfação de confirmar que hoje cedo Charlie Rowley recebeu alta hospitalar. Charlie passou por uma experiência terrível que a maioria de nós nunca poderia imaginar", disse Lorna Wilkinson, diretora de enfermagem do Hospital Distrital de Salisbury, em um comunicado.

Sturgess morreu no início deste mês e sua morte está sendo tratada como assassinato.

O Reino Unido culpou a Rússia pelo envenenamento dos Skripals. O Kremlin negou envolvimento e o incidente provocou expulsões diplomáticas.

A polícia disse que a fonte do Novichok que matou Sturgess era uma pequena garrafa que encontraram na casa de Rowley, e mais de 400 itens foram recuperados como parte da investigação de assassinato.

Novitchok é um agente neurotóxico desenvolvido pela União Soviética durante a Guerra Fria. 

A polícia acredita que o casal tenha manuseado um objeto contaminado com uma alta dose da substância, embora não seja possível determinar se o agente neurotóxico é do mesmo lote do usado contra o ex-espião russo e sua filha.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas