Rússia manda Reino Unido retirar mais 50 funcionários diplomáticos do país

Moscou já tinha expulsado 23 diplomatas em retaliação a medida semelhante pelos britânicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Funcionários retiram a bandeira dos Estados Unidos do prédio em que funcionava o consulado americano em São Petersburgo
Funcionários retiram a bandeira dos Estados Unidos do prédio em que funcionava o consulado americano em São Petersburgo - Anton Vaganov/Reuters
Moscou | AFP

A Rússia anunciou neste sábado (31) que o Reino Unido deve reduzir o número de funcionários diplomáticos em mais de 50 pessoas, em um novo episódio da crise entre Moscou e o Ocidente pelo envenenamento de um ex-espião russo na Inglaterra.

A nova medida acontece depois que 23 diplomatas britânicos abandonaram Moscou. 

"A Rússia sugeriu paridade. O Reino Unido tem 50 pessoas a mais", afirmou à AFP a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova.

O embaixador britânico Laurie Bristow foi convocado na sexta-feira (30) e Moscou deu prazo de um mês a Londres para a redução do número de diplomatas até igualar a quantidade que a Rússia tem no Reino Unido.

Em Londres, uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores afirmou neste sábado que o governo "estuda as implicações" das medidas anunciadas por Moscou.

Na maior onda de expulsões dos últimos anos, mais de 20 nações —incluindo Estados Unidos, países membros da União Europeia e da Otan— anunciaram a saída de mais de 150 diplomatas russos em solidariedade ao Reino Unido pelo envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e de sua filha Iulia em 4 de março na Inglaterra. 

O Reino Unido acusa a Rússia pelo envenenamento, mas Moscou nega qualquer envolvimento no caso. 

A tentativa de assassinato provocou uma crise e quase 300 diplomatas, dos dois lados, foram obrigados a deixar os países onde estavam destinados.

Como represália, Moscou adotou medidas idênticas contra 140 diplomatas.

Os 60 diplomatas russos expulsos apenas pelos Estados Unidos devem retornar neste sábado à Rússia, afirmou o embaixador de Moscou em Washington, Anatoli Antonov.

Um total de 171 pessoas —os diplomatas russos supostamente "espiões" e suas famílias— deixarão o país, afirmou Antonov.

O governo russo disponibilizou dois aviões para a viagem. Uma aeronave fará uma breve escala em Nova York para o embarque de 14 famílias.

Na relação bilateral entre Londres e Moscou, o governo britânico expulsou 23 diplomatas russos e anunciou a suspensão dos contatos bilaterais de alto nível.

Em resposta, a Rússia expulsou 23 diplomatas britânicos, fechou o consulado britânico em São Petersburgo e interrompeu as atividades do Conselho Britânico.

AVIÃO

O Reino Unido anunciou neste sábado (31) que a polícia britânica realizou uma operação de busca em um avião russo em um aeroporto londrino, o que causou indignação na Rússia em plena crise diplomática entre os dois países.

A embaixada da Rússia em Londres havia reclamado na sexta-feira (30) da revista por parte das autoridades britânicas de uma aeronave da companhia russa Aeroflot, que ia de Moscou para Londres, o que seria "violar as normas em vigor".

A embaixada classificou o incidente de "nova e flagrante provocação das autoridades britânicas" reflexo da "política hostil" de Londres em relação à Rússia.

IULIA SKRIPAL

O Reino Unido estuda o pedido da Rússia para obter acesso consular a Iulia Skripal, envenenada com um agente neurotóxico ao lado de seu pai.

O hospital de Salisbury, sudoeste da Inglaterra, onde Iulia, 33, está sendo tratada, informou na quinta-feira (29) que seu estado de saúde melhorava "rapidamente". A BBC afirmou que ela está consciente e consegue falar.

Seu pai, Serguei Skripal, 66 anos, permanece em estado crítico, mas estável.

CRONOLOGIA

Envenenamento de Serguei Skripal, em Salisbury, na Inglaterra, é o estopim para crise entre Rússia e outras nações

4.mar 
Serguei Skripal, ex-espião russo, e sua filha, Yulia Skripal, são envenenados com agente neurológico tóxico em Salisbury, na Inglaterra

14.mar 
Theresa May, primeira-ministra britânica, acusa a Rússia de envenenamento, expulsa 23 diplomatas e congela contatos diplomáticos de alto nível 

17.mar 
Como resposta, 23 diplomatas britânicos têm de deixar a Rússia. Moscou também cancela a abertura de um consulado britânico em São Petersburgo

26.mar 
Governos de 23 países, entre eles EUA, Canadá, Austrália e Noruega, expulsam diplomatas russos em retaliação ao envenenamento de Skripal

27.mar
Em apoio ao Reino Unido, a Otan (Organização para o Tratado do Atlântico Norte) expulsa sete diplomatas russos e diminui a delegação do país 

29.mar 
Consulado dos EUA em São Petersburgo é fechado e Moscou expulsa o número equivalente de diplomatas russos que tiveram de deixar outros países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.