Siga a folha

Descrição de chapéu Venezuela

Ministro da Defesa da Venezuela diz que militares não reconhecem Guaidó

Para Vladimir Padrino, Forças Armadas vão rejeitar qualquer um que se autodeclare presidente

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Caracas | AFP e Reuters

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, disse nesta quarta-feira (23) que as Forças Armadas do país vão rejeitar qualquer pessoa que se autodeclare presidente ou que chegue ao cargo imposta por "interesses obscuros".

Na declaração, o ministro não mencionou diretamente o nome de Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, que se declarou também nesta quarta presidente interino do país durante uma manifestação com milhares de pessoas em Caracas

O congressista fez, inclusive, um aceno aos militares e disse que aqueles que lutassem contra o regime do ditador Nicolás Maduro iriam ser anistiados. 

Padrino, porém, afirmou que os militares seguem leais ao ditador. "O desespero e a intolerância atentam contra a paz da Nação. Os soldados da Pátria não aceitamos um presidente imposto à sombra de interesses obscuros, nem autoproclamado à margem da lei", escreveu ele nas redes sociais. 

"A FANB [as Forças Armadas] defende nossa Constituição e garante a soberania nacional", completou.

Em um discurso em que respondeu Guaidó, o próprio Maduro também mencionou os militares, considerados um dos principais grupos que sustentam o regime. 

"Força Armada Nacional Bolivariana a meu comando, máxima união, máxima disciplina, que vamos vencer. Leais sempre, traidores nunca", disse do balcão do Palácio Presidencial de Miraflores. 

Na segunda-feira (21), um grupo de 27 militares chegou a protagonizar uma breve revolta, que foi rapidamente controlada por governo, que deteve todos os rebeldes.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas