Siga a folha

Descrição de chapéu Venezuela

Venezuela anuncia reabertura da fronteira com o Brasil

Passagem estava fechada pelo governo Maduro desde fevereiro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo e Caracas | AFP

O governo do ditador Nicolás Maduro anunciou a reabertura da fronteira da Venezuela com o Brasil a partir desta sexta-feira (10). 

"O presidente Maduro anuncia a reabertura da fronteira terrestre com o Brasil a partir do dia de hoje. E, gradualmente, iremos estabelecendo e consolidando mecanismos de controle para que essa fronteira seja cada vez mais uma fronteira robusta, de desenvolvimento econômico e produtivo, que beneficie a ambas as nações", disse Tareck El Aissami, ministro da Indústria da Venezuela, em discurso transmitido pela TV.

Fronteira entre Brasil e Venezuela em Pacaraima - Bruno Kelly - 24.fev.2019/Reuters

A fronteira marítima com Aruba também será reaberta. Já as divisas com a Colômbia e as ilhas de Bonaire e Curaçao continuam com circulação proibida. 

A passagem entre Brasil e Venezuela foi fechada em 21 de fevereiro, dias antes de uma ação na qual a oposição venezuelana planejava levar ajuda humanitária enviada do exterior para dentro do país. Forças de Maduro bloquearam a passagem dos mantimentos, que haviam sido mandados por EUA e outros países. 

Mesmo com o bloqueio, a travessia entre os dois países continuou sendo realizada por trilhas clandestinas. Soldados cobravam propina de pedestres para liberar a passagem. 

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas