Siga a folha

EUA podem rever parceria de inteligência se Brasil permitir 5G chinês, diz diplomata

Segundo Robert Strayer, governo americano quer manter compartilhamento de dados

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Caso o Brasil inclua empresas chinesas de tecnologia como a Huawei em sua rede 5G, os EUA podem reavaliar o compartilhamento de informações que mantêm com o país.

Esse é o alerta de Robert L. Strayer, vice-secretário assistente de Estado dos EUA para comunicações internacionais e cibernéticas. Ele tem viajado o mundo para alertar governos sobre os perigos que Washington vê na participação de companhias chinesas nas redes 5G.

Robert L. Strayer, vice-secretário assistente de Estado dos EUA para comunicações internacionais e cibernéticas - Amr Alfiky/The New York Times

Segundo Strayer, essas empresas são obrigadas, pela lei de segurança nacional chinesa, a seguir determinações do Partido Comunista —e, portanto, não seriam confiáveis. 

A telefonia de quinta geração —o chamado 5G—, que deve entrar em operação no país até 2022, terá velocidades até cem vezes superiores às das redes atuais, facilitando o uso de carros autônomos e cidades com controle inteligente. A Huawei nega que seus equipamentos representem uma ameaça à segurança.

Por que os EUA se preocupam com certos serviços e produtos tecnológicos da China? Temos um cuidado especial em relação à tecnologia 5G porque ela será o alicerce de toda a infraestrutura crucial no futuro, incluindo transportes autônomos e também de infraestrutura atual, como distribuição de energia e abastecimento de água.

Vamos depender de equipamentos que estarão conectados à rede 5G, então é preciso ter os fornecedores mais seguros possíveis. Com o 5G, haverá um uso muito maior de software, o que aumenta a vulnerabilidade a ciberataques. 

Uma única linha entre as milhares de linhas de código de cada uma das atualizações diárias de software pode causar interrupções no sistema ou levar informação a ser modificada ou retirada sem o conhecimento do governo local ou das empresas de telefonia. 

A China tem uma lei de segurança nacional que exige que fornecedores cumpram determinações do Partido Comunista, sem a intervenção de um judiciário independente. A inexistência de um judiciário independente que possa ser acionado por empresas é diferença crítica entre o que há em democracias como Brasil e EUA e China. 

E há várias outras questões em relação à confiabilidade das empresas. As empresas têm uma estrutura acionária transparente, conseguimos entender quem e o que influencia essas empresas? 

Empresas como Huawei e ZTE têm longo histórico de corrupção em vários países e de roubo de propriedade intelectual. Também violaram nossas sanções contra o Irã.

Há indícios ou provas de vazamento de informações por parte dessas empresas? Devido à lei de inteligência nacional da China e do fato de que as empresas são geralmente controladas pelo Partido Comunista, para nós empresas e governo chinês são a mesma coisa. Houve muitos anos de roubo sistemático de propriedade intelectual por parte da China para obter ganhos comerciais. 

Em dezembro do ano passado, os EUA e outros 14 países afirmaram que o maior roubo de propriedade intelectual da história foi cometido pelo ministério de segurança nacional da China e empresas privadas chinesas, principalmente aquelas que fornecem infraestrutura de tecnologia de informação e computação na nuvem. 

A China leva o tráfego da internet a ser desviado de volta para a China em muitas ocasiões quando não o seria. Com o 5G, eles terão autoridade legal e oportunidade para fazer coisas que contrariam os interesses dos EUA e de outros países, porque terão controle sobre os fornecedores da rede.

Recentemente, o sr. afirmou que, se aliados dos EUA incluírem equipamentos da Huawei em suas redes 5G, isso pode impactar o compartilhamento de inteligência entre o governo americano e esses países. Nossa relação de compartilhamento de informações de governo com países aliados e parceiros, como o Brasil, é muito importante.

Queremos manter a capacidade de compartilhar informações de forma franca e rápida.

Mas nós avaliamos que é importante proteger essas informações privadas de governos ou do setor privado. 

Se essa informação é transmitida por canais que usam fornecedores não confiáveis no 5G, isso causa vulnerabilidades, e pessoas nas quais não confiamos podem se aproveitar.

Se o Brasil comprar equipamentos de empresas chinesas consideradas não confiáveis, isso impactará o compartilhamento de informações que os EUA fazem com o país? Nós iremos reavaliar a maneira como compartilhamos informações. 

Alguns governos argumentam que não existem alternativas com preço razoável para substituir a Huawei no 5G. Se um país não deve comprar da Huawei, o que ele pode fazer? Segundo o setor privado, o preço oferecido pelas empresas chinesas é comparável ao da [finlandesa] Nokia, da [sueca] Ericsson e da [sul-coreana] Samsung. 

Em alguns casos, os chineses também oferecem financiamento. Mas não é sustentável, porque muitos países contraem empréstimos enormes e ficam muito endividados por anos. Há muitas alternativas práticas à Huawei.

Os EUA estariam dispostos a oferecer financiamento? Estamos trabalhando em opções de financiamento para aquisição de tecnologia. Temos programas que aumentam a capacidade dos países de comprar tecnologia e outros tipos de infraestrutura.

Até agora, quais países seguiram os EUA e baniram a Huawei e outras empresas chineses de suas redes, além de Taiwan e Austrália? Todas as empresas do Japão afirmaram que não comprarão de Huawei e ZTE, e há inúmeros outros países que declararam a mesma intenção, só não disseram isso em público. Outros países estão discutindo vetar a Huawei pelo menos nas principais redes, por motivos de segurança.

O governo americano espera que o Brasil faça o mesmo? Brasil tomará sua decisão soberana no leilão de 5G [que deve ocorrer em 2020]. Nós continuaremos a conversar com o governo sobre o perigo de ter um fornecedor não confiável nessas redes.

Há ressalvas em relação a outros investimentos externos da China, por exemplo, na área de infraestrutura? Nós focamos o 5G e o impacto que pode ter na nossa economia e na privacidade de nossos cidadãos. Mas também queremos que os países entendam que tipo de investimento em infraestrutura a China está fazendo.

Normalmente, os países que aceitam investimentos chineses em infraestrutura contraem dívidas imensas e ficam vulneráveis a coerção. 

Sri Lanka ficou com um endividamento insustentável e teve de entregar, como garantia, um porto para concessão. Os países precisam entender que tipo de transação e dívida eles estão contraindo com a China.

 

ROBERT STRYER

Vice-secretário assistente de Estado dos EUA para comunicações internacionais e cibernéticas. Antes, era assessor jurídico do Comitê de Relações Exteriores do Senado americano. É formado em economia pela Denison University e em direito pela Vanderbilt University

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas