Siga a folha

Pentágono tira sigilo de vídeos de pilotos avistando objetos voadores não identificados

Gravações já haviam sido divulgadas na internet sem autorização

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Departamento de Defesa dos EUA publicou, nesta segunda-feira (27), três vídeos que mostram pilotos da Marinha americana avistando objetos voadores não identificados.

As gravações, feitas em novembro de 2004 e janeiro de 2015, já haviam sido divulgadas na internet sem a autorização do departamento.

Em um dos vídeos, um objeto de forma alongada se movimenta, e um membro da tripulação pode ser ouvido dizendo “olhe aquela coisa”. Em outro, o sensor acompanha um objeto que voa em alta velocidade sobre o oceano. Um tripulante ri e então diz: "Uau, o que é aquilo, cara?".

Em nota, o Pentágono disse que optou pela publicação dos vídeos depois de uma análise minuciosa, na qual foi constatado que a exposição das imagens não afeta as investigações dos EUA sobre fenômenos aéreos não identificados.

Com a medida, o Departamento de Defesa afirma querer “esclarecer quaisquer equívocos do público sobre a autenticidade das imagens, e se há ou não mais vídeos”.

O órgão disse ainda que os fenômenos aéreos registrados nos vídeos permanecem classificados como “não identificados”.

Em maio do ano passado, o jornal New York Times publicou reportagem na qual pilotos da Marinha americana contaram ter visto objetos estranhos voando quase diariamente sobre a Costa Leste dos Estados Unidos, entre a metade de 2014 e março de 2015.

A Marinha abriu uma investigação, que corre em sigilo.

Mas especialistas contaram ao jornal que a possibilidade de a causa dos fenômenos ser extraterrestre é muito pequena e atribuem o fenômeno a milhares de outras causas, mais mundanas, como bugs no software que capta as imagens e reflexos de fenômenos metereológicos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas