Siga a folha

Descrição de chapéu Brics

Força Aérea da China tira do ar propaganda acusada de usar imagens de filmes americanos

Internautas notaram semelhança do vídeo com trechos de obras como 'Transformers' e 'Guerra ao Terror'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Força Aérea chinesa tirou do ar nesta terça-feira (22) um vídeo que aparentemente usou trechos de filmes de ação de Hollywood. Intitulado “O Deus da Guerra H-6K Parte para o Ataque!”, a propaganda entrou no ar no sábado (19) no Weibo, rede social chinesa similar ao Twitter.

O registro traz uma representação estetizada da preparação e pilotagem do Xian H-6K, o modelo mais recente do avião bombardeiro usado pelo país asiático. As imagens mostram um ataque simulado ao que parece ser a base aérea americana em Guam, no Pacífico.

Na parte de cima, trecho do vídeo divulgado pela Força Aérea chinesa; abaixo, base aérea norte-americana em Guam - Reprodução/Força Aérea Chinesa e Google Earth

Rapidamente, internautas notaram uma semelhança atípica entre as imagens de explosões mostradas na peça e trechos de filmes como “Transformers: A Vingança dos Derrotados” (2009), “Guerra ao Terror” (2008) e “A Rocha” (1996). Comparações visuais publicadas na internet entre os frames dos filmes e o vídeo chinês evidenciam uma edição leve do material original.

No Weibo, o vídeo original (veja abaixo) foi visto 4,7 milhões de vezes antes de ser tirado do ar. A ironia de usar cenas de filmes de Hollywood para reforçar a rivalidade contra os Estados Unidos foi alvo de críticas e comentários debochados nas redes.

O gancho da publicação do vídeo foi o sobrevoo recente do H-6K no estreito de Taiwan, que separa a China da ilha, como parte de um exercício militar. Alvo de disputa geopolítica há séculos, Taiwan é uma província autônoma que a China considera parte de seu território.

A base aérea de Guam, mostrada na peça, tem importância estratégica para os EUA. Ela é tida como o alvo prioritário para um eventual ataque da China ao país no caso de tensões entre Washington e Pequim.

Território americano, Guam é uma ilha no Pacífico relativamente próxima da costa chinesa (cerca de 3.000 quilômetros). Na terça-feira (22), o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o português António Guterres, disse na abertura da Assembleia Geral da entidade que “devemos fazer de tudo para evitar uma nova Guerra Fria” e que “estamos avançando em uma direção muito perigosa”.

“Nosso mundo não pode permitir um futuro em que as duas maiores economias dividam o globo em uma grande fratura —cada uma com suas próprias regras comerciais e financeiras e capacidades de internet e de inteligência artificial”, afirmou, sem citar nominalmente a China ou os EUA.

Numa mensagem gravada com antecedência e transmitida na Assembleia, o dirigente chinês, Xi Jinping, declarou que Pequim “não tem qualquer intenção de lutar uma guerra quente ou fria contra algum país”.

“Vamos continuar a diminuir as diferenças e resolver disputas por meio do diálogo e da negociação”, afirmou. “Não iremos buscar apenas o nosso próprio desenvolvimento ou praticar um jogo de soma zero.”

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas