Siga a folha

Descrição de chapéu Governo Biden

Proteção de empregos é maior preocupação de americanos com política externa, mostra pesquisa

Estudo aponta também que Biden inspira mais confiança do que Trump para gerir relações exteriores

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A proteção aos empregos nacionais deve ser um tema prioritário na política externa dos EUA sob Joe Biden, defendem 75% dos americanos, aponta uma pesquisa do Pew Research Center divulgada nesta quarta (24).

O tema foi o mais citado, junto com o combate ao terrorismo e às doenças contagiosas: ambos são prioridade para 71% dos americanos. Em seguida, vem o controle da proliferação de armas de destruição em massa, como bombas nucleares, com 64%.

Funcionário trabalha em fábrica de máscaras em Miami, na Flórida - Chandan Khanna - 15.fev.21/AFP

A pesquisa do Pew ouviu 2.596 moradores dos EUA, entre 1º e 7 de fevereiro, e traz também um recorte partidário. Os entrevistados que se identificaram como republicanos se preocupam mais com a proteção ao emprego (85% o citaram) e com o terrorismo (81%). Manter a vantagem militar dos EUA no mundo foi o terceiro item mais citado entre eles (68%).

Já os apoiadores dos democratas veem como principais temas internacionais o controle de doenças contagiosas (80%) e as mudanças climáticas (70%). A proteção aos empregos vem em terceiro (67%).

Limitar o poder de outros países, considerados ameaças aos EUA, aparece mais abaixo na lista. Para 48% do total, conter a influência da China deveria ser uma prioridade. Agir contra Rússia (42%), Irã (38%) e Coreia do Norte (40%) mobilizam parcelas relativamente similares do país.

Apesar da grande preocupação com o emprego, priorizar o combate à imigração ilegal tem apoio de 38% na soma geral, embora seja prioridade para 64% dos republicanos. O ex-presidente Donald Trump acusava os imigrantes de roubarem trabalhos dos americanos.

Sob Trump, o desemprego nos Estados Unidos atingiu 3,5% antes da pandemia, menor valor em 50 anos. No entanto, pouco depois, subiu para 14,7%, maior valor desde a Grande Depressão, nos anos 1930. Em janeiro de 2021, o índice registrou 6,3%, o que representa 10,1 milhões de pessoas em busca de trabalho no país.

A pesquisa mostra também que 50% dos americanos avaliam que os EUA deveriam dar menos atenção ao exterior para se concentrar em problemas internos, e 49% consideram o oposto: que o país terá um futuro melhor caso ajude a resolver questões globais.

A maioria dos republicanos (67%) defende o foco doméstico, ao contrário dos democratas: 65% deles são favoráveis à atuação estrangeira.

Em outra questão, 54% dos entrevistados disseram considerar que muitos dos problemas dos EUA podem ser resolvidos com ajuda internacional. Essa opinião é mais frequente entre hispânicos (63% disseram concordar) e menor entre aqueles que não têm formação universitária (52%) e republicanos (33%).

A maioria dos americanos considera que os EUA obtém benefícios por fazer parte de instituições internacionais, como a Otan (71% veem vantagem na aliança militar liderada por Washington), ONU (67%) e a OMS (65%).

O governo anterior, de Donald Trump, fez diversos ataques a entidades globais e tomou medidas para cortar o envio de recursos para elas. Já Biden trabalha em uma reaproximação: levou os EUA de volta à OMS logo após assumir.

Entre 2018 e 2021, no entanto, o apoio ao fortalecimento da ONU caiu, de 39% para 30%. No mesmo período, a preocupação com a China subiu, de 32% para 48%.

A pesquisa mostrou também que 60% dizem confiar que Biden faz uma boa gestão da política externa. Ao longo do mandato, Trump oscilou entre 45% e 48% de aprovação neste item. Já o ex-presidente Barack Obama começou o mandato, em 2009, com 74% de apoio sobre sua política externa e deixou a Casa Branca, em 2016 com 58% de aprovação, segundo o Pew.

Biden tem buscado reverter as políticas de Trump, que apostava no lema "América em primeiro lugar" e defendia que tomar medidas duras, como aumentar a deportação de imigrantes, impor tarifas comerciais sobre a China e retirar os EUA de acordos e entidades internacionais, traria prosperidade ao país.

Nas primeiras semanas no cargo, Biden suspendeu algumas ações contra imigrantes e levou os EUA de volta ao acordo climático de Paris. O democrata também busca retomar o diálogo com o Irã, para tentar convencer o país a conter seu programa nuclear. Já com a China, manteve uma postura mais firme, e criticou o governo chinês por violações de direitos humanos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas