Siga a folha

Descrição de chapéu América Latina

Tiroteio entre gangues em resort perto de Cancún deixa 2 suspeitos mortos e turista ferido

Traficantes se enfrentaram em praia de Puerto Morelos; episódios do tipo têm aumentado no Caribe mexicano

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Cidade do México | Reuters e AFP

Um confronto entre grupos rivais em um resort perto de Cancún, destino turístico no México, deixou dois homens —identificados pela polícia como traficantes de drogas— mortos e um turista ferido na tarde desta quinta-feira (4), segundo informações divulgadas pelas autoridades locais.

O escritório do procurador-geral do estado mexicano de Quintana Roo disse que traficantes rivais se enfrentaram em uma praia de Bahia Petempich, na cidade de Puerto Morelos. Horas antes, imagens publicadas por turistas hospedados no local começaram a circular nas redes sociais.

Trabalhadores do hotel na entrada do local depois que membros das gangues foram mortos em uma troca de tiros e a polícia - Paola Chiomante - 4.nov.21/Reuters

Um alto funcionário do estado informou que um grupo de homens armados chegou de barco em busca de corpos, o que outro oficial mexicano caracterizou como uma possível execução planejada. Os turistas, assustados, foram aconselhados pela equipe do luxuoso hotel Hyatt Riviera a se esconderem.

Uma funcionária do local, que pediu para não ser identificada, relatou à agência de notícias AFP que cerca de 15 homens chegaram em uma lancha e um deles conseguiu entrar no hotel, quando foi seguido por outras pessoas armadas até os locais onde estavam funcionários e turistas.

O executivo do conglomerado americano de entretenimento NBC Universal Mike Sington era um dos turistas presentes no resort e fez diversas publicações no Twitter sobre o que estava acontecendo.

Em uma das postagens, ele afirmou que todos os hóspedes e funcionários se abaixaram e se esconderam em quartos escuros no fundo do local. "Terrorismo ou ameaça de sequestro? Não estão nos dizendo nada."

Em outra, Sington mostrou imagens de turistas confinados no saguão do hotel, com roupas de praia. "Vários convidados disseram que viram um homem armado vindo da praia, novamente atirando", relatou.

Ao menos um turista que estava na área sofreu traumatismo craniano, segundo informou a rede de televisão local Milenio. A violência ligada à criminalidade, em especial à venda de drogas, tem impactado o Caribe mexicano há anos. A maioria dos incidentes violentos é registrada longe dos luxuosos resorts, mas, nos últimos anos, houve episódios de confrontos armados em áreas turísticas.

Em outubro, dois turistas estrangeiros foram mortos e outros ficaram feridos durante um tiroteio entre gangues em um resort popular em Tulum, a 130 quilômetros de Cancún.

Forças de segurança mexicanas foram enviadas para reforçar a segurança do local. O turismo representa 8,5% do PIB (produto interno bruto) mexicano e é a principal atividade econômica na região sudeste do país.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas