Descrição de chapéu América Latina

Congresso do Peru dá voto de confiança para novo gabinete de Pedro Castillo

Com primeira-ministra e novos auxiliares, presidente busca ampliar governabilidade após atritos com partido governista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires e Guarulhos

O Congresso peruano concedeu voto de confiança ao novo gabinete ministerial nomeado pelo presidente Pedro Castillo, que reestruturou sua gestão no início de outubro em busca de governabilidade. A decisão foi chancelada em sessão do Legislativo nesta quinta-feira (4).

Depois de dez horas de debate, aprovaram o gabinete 68 parlamentares (só 2 a mais do que o mínimo necessário), enquanto 56 o rejeitaram e 1 deles se absteve.

​A sessão contou com a apresentação do plano de governo de cada pasta e com um apelo da nova primeira-ministra, Mirtha Vázquez, para que a decisão não fosse adiada. "Estamos presos em um problema que não nos deixa começar o governo e precisamos começar a atuar. O Peru precisa dessa aprovação."

O presidente peruano, Pedro Castillo, e o novo ministro do Interior, Avelino Guillen - Presidência do Peru - 4.nov.21/ via AFP

A votação começou no último dia 25 de outubro, mas na ocasião a sessão foi interrompida com o anúncio em plenário da morte do deputado Fernando Herrera Mamani, do Perú Libre (mesma legenda de Castillo). O parlamentar morreu em casa, de um ataque cardíaco, horas após se sentir mal no prédio do Congresso.

O partido governista se dividiu depois das mudanças que Castillo promoveu em sua equipe —medida tomada justamente por causa de ameaças do Congresso de pedir o impedimento do gabinete anterior, aprovado no final de agosto com 73 votos, após duas longas sessões. Com nomes considerados radicais, da ala mais à esquerda do Perú Libre, o ministério sofria críticas do centro e da direita, no espectro político, e em setores da sociedade civil. Muitos nomes eram vinculados diretamente ao líder do partido, Vladimir Cerrón, um admirador do chavismo.

As mudanças de Castillo levam ao gabinete membros da esquerda moderada e mais tradicional do país. O Perú Libre reagiu, com suas lideranças avisando desde o primeiro momento que votariam contra. Ao final, a bancada do partido se mostrou dividida, mas o ministério foi chancelado pelo Congresso.

Um dos entraves para a aprovação era a presença de Luis Barranzuela no Ministério do Interior. Advogado de Cerrón, ele responde a um processo por corrupção e vinha sendo atacado pela oposição. O político se viu forçado a renunciar na terça (2), após realizar uma festa em casa —esses eventos estão proibidos por um decreto da própria pasta do Interior, para conter o avanço do coronavírus, que já matou mais de 200 mil pessoas no Peru.

O novo titular do ministério é o ex-promotor Avelino Guillén, 67, que ficou conhecido por ter processado o ex-presidente Alberto Fujimori em 2009 –o político foi condenado a 25 anos de prisão por violações humanitárias. Em uma rede social, Castillo saudou a chegada do novo ministro e disse que seu conhecimento, sua experiência e trajetória vão permitir "continuar combatendo o crime no país".

Outro nome que agrada pouco ao Legislativo, mas acabou permanecendo, é a titular de Desenvolvimento e Inclusão Social, Dina Boluarte, investigada por lavagem de dinheiro e financiamento ilegal de campanha. No domingo (31), quando estava encarregada temporariamente dos despachos presidenciais, Boluarte promulgou texto que suspende a realização de primárias para as eleições regionais e municipais de 2022.

A decisão foi criticada pela vice-presidente do Congresso, Lady Camones, da Aliança para o Progresso, de direita. "É lamentável que Boluarte promulgue uma norma que significa uma sabotagem às regras democráticas", escreveu a congressista em uma rede social.

O Perú Libre ocupa hoje uma minoria de 27 das 130 cadeiras do Congresso. Os demais partidos também votaram com a bancada dividida.

A aprovação é uma vitória de Mirtha Vázquez, advogada de centro-esquerda, considerada moderada e que não pertence ao Perú Libre. Escolhida para ser a substituta de Guido Bellido Ugarte, ela passou os últimos dias dialogando com os líderes de vários partidos para tentar chegar a um consenso pela governabilidade, algo que não foi conseguido por seu antecessor. Ugarte, que voltou ao Parlamento, diga-se, votou pela rejeição ao novo gabinete.

A nova primeira-ministra reforça que uma nova Constituição, como havia prometido Castillo na campanha, não é uma prioridade para o país, e que os esforços devem ser concentrados agora na vacinação e na recuperação econômica.

O ministro da Economia, Pedro Francke, outro moderado que não tem a simpatia de Cerrón, também acabou mantido no cargo.

Manifestantes em protesto na frente do Congresso peruano durante a sessão que discutiu o voto de confiança para o gabinete de Pedro Castillo - Ernesto Benavides - 4.nov.21/AFP

Nesta quinta, Castillo comemorou nas redes sociais a aprovação do novo gabinete. "Com o voto de confiança do Congresso, continuaremos batalhando sem descanso pelas mudanças que o povo necessita. Somos o governo que impulsiona a reivindicação social e que aposta no desenvolvimento das regiões. Com unidade e consenso, conseguiremos", escreveu.

Diversos congressistas do partido governista teceram críticas durante a sessão. Um deles, Bernardo Quito, disse: "Não podemos deixar que um governo de esquerda continue com as políticas neoliberais. É importante sermos coerentes com o que defendemos durante a campanha".

"O Peru está há 100 dias com um presidente que se esconde quando as batatas queimam, 100 dias de destruição de nossa pátria. Temos um presidente que nos leva a um triste fim, porque está incendiando a economia"​, disse Patricia Chirinos, do Avanza País, em referência ao período de mandato do esquerdista Castillo.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.