Siga a folha

José Manuel Diogo estreia coluna na Folha sobre relação entre Brasil e Portugal

Empresário e jornalista fundou Associação Portugal Brasil 200 anos e vive entre Lisboa e São Paulo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Guarulhos

José Manuel Diogo, diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos, estreia nesta quarta (29) uma coluna semanal no site da Folha na qual abordará a relação entre os dois países.

Nascido na cidade portuguesa de Castelo Branco, próxima à fronteira com a Espanha, Diogo, 55, desenvolveu estreita relação com o Brasil ao longo das últimas duas décadas e hoje vive entre São Paulo e Lisboa. A coluna abordará fatores de aproximação entre os dois países.

O novo colunista da Folha José Manuel Diogo, diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira - Divulgação

"A língua portuguesa, ao mesmo tempo em que nos aproxima, também é o principal fator de afastamento, porque nos coloca numa situação de familiaridade que depois se frustra por erros de comunicação", diz. "Embora nosso vocabulário compartilhado seja o mesmo, não compartilhamos o mesmo código cultural."

Diogo enxerga na literatura uma das principais janelas para romper o estranhamento e estreitar laços. Ele foi um dos idealizadores do projeto recém-publicado pela Folha, que, no marco do bicentenário da independência, elegeu os 200 livros mais importantes para entender a história brasileira.

Formado em jornalismo pela Universidade de Coimbra —curso que ajudou a criar—, o empresário iniciou sua formação acadêmica na área de engenharia mecânica, na qual teve contato com o rádio.

Ele chama a atenção para o volume crescente de imigrantes brasileiros em Portugal e para os mecanismos de incentivo criados pelo governo português para esse fluxo, em grande parte devido ao envelhecimento da população portuguesa, um desafio para o país.

Em 2021, o número de brasileiros no país ultrapassou 204 mil —número que não representa o todo, já que não inclui aqueles que têm dupla cidadania nem os que ainda estão em situação irregular.

"É como se estivéssemos assistindo ao primeiro movimento de contra-colonização sustentável e amigável da história", afirma Diogo, que, no entanto, chama a atenção para a necessidade de investir em mecanismos que ajudem a romper estereótipos e preconceitos enraizados.

As colunas serão publicadas no guarda-chuva do projeto "Onde se Fala Português", página de reportagens sobre lusofonia lançada no ano passado em parceria com os jornais Público e Mensagem de Lisboa.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas