Siga a folha

Corpo de soldado indiano desaparecido há 40 anos é encontrado

Militar morreu em operação por controle de geleira na fronteira com o Paquistão

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nova Déli | AFP

O corpo de um soldado indiano desaparecido há 38 anos numa geleira na fronteira com o Paquistão foi encontrado, informou o Exército da Índia nesta quarta (17).

Uma unidade militar divulgou imagens do caixão de Chander Shekhar com uma bandeira indiana, dois dias após a Índia celebrar o aniversário de 75 anos de sua independência.

O Exército informou que Shekhar participou da operação Meghdoot em 1984, quando Índia e Paquistão se enfrentaram pelo controle da geleira de Siachen, considerada o campo de batalha mais alto e desafiador do mundo —a 5.486 metros acima do nível do mar, com temperaturas que podem chegar a -50°C.

Localizado na Himalaia indiano, em Ladakh, a geleira é reivindicada por Índia e Paquistão, duas potências nucleares. Décadas após a primeira batalha por Siachen, ambos os países mantêm uma presença militar nessa região remota.

A geleira de Siachen, no norte do estado indiano de Jamur e Caxemira, disputada por Índia e Paquistão desde 1984 - Pawel Kopczynski - 4.out.2003/Reuters

A imprensa indiana informou que Shekhar integrava um grupo de 20 militares que ficou preso em uma tempestade de gelo durante uma patrulha. Na época, foram recuperados 15 corpos, mas os outros cinco não foram encontrados.

Um funeral com honras militares será organizado no estado de Uttarakhand, onde mora a família de Shekhar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas