Siga a folha

Que autores negros você indicaria para alguém? Compartilhe com a Folha

Dicas serão divulgadas no Dia da Consciência Negra

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Lauro de Freitas (BA)

Todo 20 de novembro é Dia da Consciência Negra no Brasil. A data referencia a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e foi instituída pelo governo Dilma em 2011 como forma de celebrar a história e a cultura afro-brasileira nas escolas.

Na prática, o feriado tem sido tomado pelos movimentos negros como o mais importante momento de protesto contra o racismo e os efeitos da desigualdade racial no país — e também como uma janela de reflexão sobre produções de artistas e intelectuais negros, por exemplo na literatura.

Até hoje, apenas quatro pessoas negras foram laureadas com o prêmio Nobel da área, maior reconhecimento possível a um escritor vivo, em 120 anos da premiação. O mais recente foi o tanzaniano Abdulrazak Gurnah, 73, que tem uma obra dedicada à experiência do colonialismo. Nenhum de seus livros, entretanto, foi traduzido no Brasil.

Nesse contexto, a Folha gostaria de saber: que autores negros você indicaria para alguém? Há alguma obra marcante que queira recomendar? Conte-nos neste formulário. Não há restrições de nacionalidade e as obras podem ter sido escritas em qualquer língua e pertencer a qualquer gênero literário. Publicaremos uma seleção com algumas sugestões no próximo dia 20.

Obrigado a todos e todas por mais uma interação!

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas