Siga a folha

Charge que retrata aumento da fome no Brasil é a favorita dos leitores em agosto

Ilustração de Benett ironiza declarações do presidente sobre o tema

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Florianópolis

A charge que ironiza as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o aumento da fome no Brasil é a favorita dos leitores em agosto.

Publicada em 30 de agosto na edição impressa e nas redes sociais do jornal, o desenho do artista Albert Benett mostra uma criança famélica comendo restos de comida do chão. Acima de sua cabeça, há a frase "Ninguém passa fome no Brasil", que dá título à ilustração e é atribuída ao presidente. Ao lado da personagem, uma seta a nomeia de "ninguém".

Charge de Alberto Benett intitulada "Ninguém passa fome no Brasil" - Folhapress

"’Ninguém’ é o invisível, o inexistente, ou seja, as pessoas com quem ele [Jair Bolsonaro] nunca se preocupou e que estão nas esquinas de cada cidade com uma plaquinha escrito "fome", afirma Benett. "Essa charge surgiu quase instantaneamente, após ler a declaração absurda do presidente".

Em agosto, Bolsonaro declarou em uma entrevista que "fome para valer não existe, como da forma que é falado". Em outra ocasião, ele disse que "se a gente for a qualquer padaria, não tem ninguém pedindo para comprar pão. Não existe."

Apesar das declarações, dados apontam um aumento da insegurança alimentar no Brasil.

Segundo um inquérito divulgado em junho, 33 milhões de brasileiros sofrem com a falta de comida — patamar semelhante ao que havia sido registrado há três décadas.

Uma pesquisa Datafolha de agosto exibiu cenário semelhante, ao mostrar que um em cada três brasileiros relatou não ter tido alimentos suficientes em casa nos últimos meses.

A ilustração de Benett recebeu 61 votos de um total de 191. Todo mês, a Folha abre votação aos leitores para escolha das charges como parte do prêmio Charge do Ano – Escolha dos Leitores, criado em janeiro. No início de 2023, as 12 escolhidas disputarão a final.

Outras 40 ilustrações foram publicadas em agosto, e abordaram temas como a corrida eleitoral os manifestos em defesa da democracia; confira.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas