Charge que retrata Cristo Redentor como a morte é a favorita dos leitores em maio

Ilustração de Benett faz alusão à violência policial no Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

A charge favorita dos leitores da Folha no mês de maio é "Cartão Postal", do artista Alberto Benett. Nela, uma caveira da morte, manchada por pingos de sangue e adornada com um capuz preto e uma foice, toma o lugar do Cristo Redentor, estátua símbolo da cidade do Rio de Janeiro.

A ilustração foi escolhida através de votação aberta ao público entre os dias 2 e 6 de junho. A enquete recebeu 96 votos, e "Cartão Postal" levou 18,8% do total. Concorreram, ao todo, 34 ilustrações produzidas por 10 artistas ao longo do mês de maio.

A iniciativa faz parte do prêmio Charge do Ano – Escolha dos Leitores, criado em janeiro. As 12 charges escolhidas em 2022 disputarão a final no início do ano que vem.

Em 26 de maio, quando foi publicada "Cartão Postal", tanto na edição imprensa e digital quanto nas redes sociais do jornal, famílias cariocas enfrentavam o luto pela morte de parentes na operação policial na Vila Cruzeiro, ocorrida dois dias antes, em 24 de maio.

A operação deixou 22 mortos e é considerada a 2ª mais letal da história recente do Rio de Janeiro. "O Rio dessas pessoas é outro, já condenado e sem redentor", afirma Benett, sobre as vítimas do massacre.

"É muito difícil expressar o horror que sentimos ao saber de mais uma chacina, algo que tem sido habitual neste ano. O Rio — e o Brasil por extensão— parecem ter adotado a morte como fetiche, como símbolo."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.