Leitores comentam morte da rainha Elizabeth 2ª

Queda do Brasil em ranking de IDH e 7 de setembro também são temas de mensagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Rainha Elizabeth 2ª morre aos 96 após reinado mais duradouro da Inglaterra" (Mundo). Agradeço à rainha Elizabeth 2ª por todo exemplo de elegância, superação, obstinação e outros que nortearam, e assim continuarão, minha existência. Descanse em paz, guerreira!

Sylvia Machado (São Paulo, SP)

Deus salve a rainha, um símbolo de virtude e integridade que, em 70 anos, jamais cometeu uma gafe, e a receba junto de si no outro lado. O mundo perde seu metro, seu paradigma. Ela jurou dedicar-se ao seu dever até o fim de seus dias, sem deles abdicar em razão de idade ou doença, e cumpriu sua promessa. Fica o exemplo, fartamente documentado.

Lorenzo Frigerio (Vargem Grande Paulista, SP)

Dor profunda, pela perda da maior monarca de todos os tempos. Tristeza absoluta.

Maria Antonia Di Felippo (São Caetano do Sul, SP)

O Reino Unido já teve a sua dama de ferro. Agora perde uma dama de fibra e garra. Que Charles 3º não seja comparado e nem cobrado pelo que sua mãe significou. Além de injusto, será impossível igualar-se a ela.

Wagner Fernandes Guardia (São Vicente, SP)

Morreu Elizabeth 2ª, a última rainha. Monarquias de agora em diante se tornam irrelevantes. Deixam de ser símbolos nacionais e de impérios do passado. Com a morte de Elizabeth, fecha-se um ciclo da História.

Paulo Sérgio Arisi (Porto Alegre, RS)

Conhecendo o suficiente sobre a história de Elizabeth 2ª, é de se lastimar o passamento e enaltecer seu passado. Enquanto houver suporte para a monarquia britânica, ela permanecerá gravada de maneira indelével na memória e no coração do povo.

Vitor Luis Aidar Santos (Jaboticabal, SP)

IDH

"Brasil cai três posições no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU" (Cotidiano). Resultado óbvio, basta sair nas ruas das grandes cidades e ver o aumento vertiginoso da miséria e da fome, coisas inexistentes no universo paralelo de quem defende armas, corrupção generalizada e moral hipócrita.

Ugo Maia Andrade (Aracaju, SE)

Evangélicos

"Lula reedita 'Carta aos Evangélicos' de 2002 e marca evento com pastores" (Política). Os pastores, não obstante tenham, como cidadãos, direito a suas afinidades políticas, não podem pretender direcionar os votos dos fiéis para este ou aquele candidato. E os candidatos não devem buscar cativar os evangélicos com favorecimentos a suas igrejas ou concessões a suas visões de mundo. Tudo o que os candidatos devem prometer é liberdade de culto e reforço da laicidade; só isso, e mais nada. "A César o que é de César, a Deus o que é de Deus."

Sérgio Luís da Silva (Barra do Piraí, RJ)

7 de Setembro

"TSE não tornará Bolsonaro inelegível, avaliam magistrados" (Mônica Bergamo). Seria um grande erro estratégico torná-lo inelegível, pois esse é exatamente seu plano para tentar o golpe.

Valdomiro Costa Neto (Jandira, SP)

O Brasil virou uma esculhambação constitucional. A delinquência e o desrespeito à lei à luz do dia viraram uma rotina devido à aceitação da perversão e da corrosão das instituições feitas pelo bolsonarismo. Tudo pelo medo da ruptura institucional. O medo de vocês é o alimento para o fim de uma república saudável.

André Moraes (Rio de Janeiro, RJ)

Em mais um crime eleitoral, Bolsonaro capturou o 7 de Setembro para fazer campanha. Se Lula tivesse cometido metade das irregularidades eleitorais de Bolsonaro, o TSE já teria sido tigrão e cassado sua candidatura. Será que o TSE vai se desmoralizar e ser a tchutchuca de Bolsonaro?

Antônio Beethoven Cunha de Melo (São Paulo, SP)

Ópera bufa

Ao longo da história, governantes narcisistas e autoritários têm um certo apreço por epítetos; assim, temos "grande", "magno", "belo", "terrível", "duce", "Führer",entre outros. Agora, temos o "imbrochável". Aliás, "A Princesa e o Imbrochável" é um título que remonta à literatura de cordel, a Carlos Zéfiro e à pornochanchada dos anos 1970 e 1980. O Brasil está uma ópera bufa.

José Roberto Machado (São Paulo, SP)

Máscaras

"SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara em ônibus, trem e metrô" (Cotidiano). Vou continuar a usar, afinal, a pandemia não acabou. A Covid levou a minha irmã Clemeci, por culpa do imbrochável, que instigou o povo a se aglomerar e não usar máscara.

Neli de Faria (São Paulo)

Uma derrubada eleitoreira. O metrô é um dos piores ambientes para se ficar sem máscaras.

Marcelo Silva Teixeira (São Paulo, SP)

Ciro

"Família de Lula aciona Ciro na Justiça por dizer que petista tem 'filho ladrão' (Mônica Bergamo). Ciro está demonstrando que não tem condições políticas para o cargo que está postulando. O próximo presidente terá que ser um exímio negociador político para criar clima de governabilidade. Precisamos sair desse clima beligerante. Ninguém aguenta mais, precisamos de paz para viver e trabalhar.

João Batista Tibiriçá (Goiânia, GO)

O coronel invejoso assumiu a posição de cabo eleitoral do imbrochável. Se merecem.

Maria Beatriz Telles Marques da Silva (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.