Siga a folha

Já sofreu preconceito por causa da idade? Conte para a Folha

Caso de estudantes que ridicularizaram colega mais velha repercutiu nos últimos dias

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Americana (SP)

O caso de uma universitária que foi ridicularizada por três colegas de turma por causa da idade ganhou repercussão na mídia e nas redes sociais nos últimos dias.

Em um vídeo, as três estudantes do curso de biomedicina na Unisagrado, universidade particular de Bauru (SP), debocharam da mais velha, dizendo que devia ser "desmatriculada" e que, pela idade, deveria estar aposentada.

Alvo da discriminação, Patrícia Linares, 44, recebeu uma homenagem de outros estudantes nesta segunda-feira (13). Em solidariedade após o caso de etarismo, colegas entregaram flores e chocolates para a universitária.

Diante da repercussão do caso, as graduandas Bárbara Calixto, Beatriz Pontes e Giovana Cassalatti, disseram que estão arrependidas e que o vídeo foi uma "brincadeira de mau gosto".

Patricia Linares (a terceira em pé da esq. à dir., de camisa branca e cabelo preto) recebe homenagem de colegas após ser alvo de etarismo - Patrícia Linares no Instagram

"Será que elas ainda não perceberam que a jovem de hoje é a velha de amanhã?", questionou a colunista da Folha Mirian Goldenberg, que há anos pesquisa o que chama de "velhofobia", o preconceito e discriminação com base na idade.

O etarismo se manifesta na forma de violência física, verbal e psicológica, abusos financeiros, negligência, falta de cuidados, maus-tratos e abandonos, no ambiente doméstico, nos trabalhos e nas escolas, e vem se disseminando pelas redes sociais com discursos de ódio e de intolerância.

Você, leitor da Folha, já sofreu discriminação por causa da idade? Como foi? Como você reagiu? Conte-nos preenchendo este formulário. Algumas respostas serão publicadas.

A Folha agradece sua participação.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas