Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

O que a cota eleitoral significa para as candidaturas de negros no Brasil; ouça podcast

Para TSE, recursos financeiros e tempo de propaganda devem ser divididos proporcionalmente entre brancos e negros

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Nesta terça-feira (25), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu obrigar os partidos a destinarem recursos do fundo eleitoral de maneira proporcional à quantidade de candidatos negros e brancos —o mesmo vale para o tempo de propaganda na TV e no rádio.

As mudanças passam a valer nas eleições de 2022, mas ainda é preciso uma resolução ou uma lei, aprovada no Congresso, para estabelecer as diretrizes de como a cota vai funcionar na prática.

A princípio, isso quer dizer que, se um partido tem 100 candidatos e 40 deles são negros, no mínimo 40% dos recursos do fundo eleitoral precisam ser destinados a eles.

Os ministros da corte apontaram aspectos que ainda precisarão ser discutidos, para evitar fraudes. Por exemplo, como combater candidaturas laranjas e como impedir que partidos evitem escolher candidatos negros para, assim, não serem obrigados a destinar parte do fundo eleitoral a eles.

A decisão do TSE foi uma resposta a uma consulta feita pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Nesta quinta (27), o Café da Manhã explica a decisão do TSE e as questões que ela levanta em entrevista com o advogado Irapuã Santana, consultor do Educafro que representou a parlamentar na consulta.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas