Siga a folha

Podcast discute como o racismo estrutural se reproduz em sala de aula

Especialistas explicam por que meninos negros têm menos sucesso escolar

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

No episódio desta terça (16), o Folha na Sala ouve especialistas para entender por que, como diversos estudos demonstram, os meninos negros têm menos oportunidade de aprender e ter sucesso na trajetória escolar.

O programa discute de que maneira o racismo estrutural está presente nas salas de aula, por meio das relações entre professores e alunos e até mesmo no currículo escolar.

Uma das entrevistadas é a professora Marília Pinto de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP. Em suas pesquisas, a professora afirma que o desempenho escolar é um fator relevante na classificação racial dos alunos pelos professores, o que faz com que alunos com melhor desempenho sejam percebidos como mais brancos.

O programa conta ainda com o relato de Babu Santana. O ator, cantor e apresentador relembra sua experiência na escola como um menino negro.

Esse episódio faz parte da série especial sobre desigualdade educacional. O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas