Siga a folha

Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Com João Gomes e Mari Fernandez, podcast explora a renovação do forró eletrônico

Expresso Ilustrada explica como a pisadinha vem crescendo mesmo após a prisão de um de seus expoentes, o DJ Ivis

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em junho, o cantor João Gomes participou da live de Xand Avião, uma das referências do forró eletrônico. Ele aproveitou a oportunidade para apresentar a um público mais amplo uma música que já bombava no TikTok, “Meu Pedaço de Pecado”.

Hoje, a faixa é a mais tocada do Spotify no Brasil, tendo passado sete semanas no topo da lista de mais tocadas da plataforma, enquanto Gomes tem cinco das 50 canções mais ouvidas do país. Desde que DJ Ivis —um dos expoentes da cena da pisadinha— foi preso em um caso de violência doméstica, o forró não perdeu espaço. Na verdade, o estilo continua crescendo e se renovando.

Além de João Gomes, nomes como Mari Fernandez, Barões da Pisadinha, Vitor Fernandes, Wesley Safadão e Zé Vaqueiro, entre outros cantores de forró eletrônico, também têm músicas entre as mais tocadas do país. E além de um crescimento em números, a pisadinha também vem ganhando mais nuances estéticas.

O Expresso Ilustrada dessa semana ouve João Gomes, o cantor de 19 anos que vem oxigenando o ritmo com influências do forró de vaquejada e do rap, além da voz grave. “É mais difícil pra galera mais antiga conhecer esses artistas e esses estilos que vem chegando agora, tipo o trap e outras coisas. Mas dá para aproveitar muita coisa. [Os rappers] escrevem muito bem no estilo que eles fazem. Isso é bom pra se inspirar”, ele diz.

O programa também ouve Mari Fernandez, que tem só 20 anos e foi a primeira mulher do forró a ter uma a música mais ouvida no Spotify. Ela mistura o ritmo da pisadinha com letras de sofrência, influenciada por Marília Mendonça. “Não poderia deixar de cantar minha essência, porque eu sou cearense, e aqui a gente vive o forró. Então resolvi escolher por isso. E pelo fato de que no piseiro também não tinha mulher, eu enxerguei isso.”

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada, podcast de cultura da Folha, discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva, e o roteiro é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também apresentam o episódio.​​

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas