Siga a folha

Por que tantos brasileiros estão deixando o país; ouça podcast

Segundo Itamaraty, população vivendo no exterior cresceu 122% em oito anos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O número de brasileiros vivendo no exterior chegou a 4,2 milhões em 2020, segundo o Itamaraty –um aumento de 122% em oito anos. E este movimento também interessa aos jovens. Um estudo da FGV Social feito neste ano mostrou que quase metade deles (47%) deixaria o país se pudesse.

A falta de perspectiva e as preocupações causadas pela crise econômica, pela instabilidade política e pelos problemas sociais são apontadas por brasileiros como motivos para deixar o país e se tornar imigrante em países como Portugal e Estados Unidos.

No episódio desta segunda-feira (27) o Café da Manhã entrevista Gabrielle Oliveira, professora da Universidade Harvard e pesquisadora de imigração, sobre as razões que levam tantos brasileiros a deixar o país –e o que o Brasil perde com isso.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pela jornalista Magê Flores, com produção de Laila Mouallem, Natália Silva e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas