Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: como a gestão Bolsonaro esvaziou a Funai

Dossiê aponta congelamento da demarcação de terras indígenas, corte de orçamento e política anti-indigenista

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um dossiê de servidores da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Instituto de Estudos Socioeconômicos deu uma panorama das políticas indigenistas sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). São centenas de processos de demarcação parados enquanto o órgão é esvaziado –com cortes de orçamento, falta de pessoal e tentativas de intimidação contra servidores e lideranças indígenas.

Uma das conclusões do documento é que a Funai não só está apenas se omitindo nesses casos, mas também passou a atuar ativamente contra os indígenas, facilitando a ação de invasores e se alinhando à agenda ruralista.

Nesta quarta-feira (22), o Café da Manhã trata da política indigenista sob Bolsonaro. A jornalista Cristina Serra, colunista da Folha, explica que medidas do governo têm prejudicado a Funai e analisa os interesses privilegiados nesse processo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian. O roteiro teve a colaboração de Jéssica Maes, que assina a produção com Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas