Podcast: a guerra de Bolsonaro e Lira contra a direção da Petrobras

Depois de ataques de presidente e aliados, José Mauro Coelho renunciou nesta segunda à presidência da empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (20). O executivo e a empresa vinham sendo alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro e de aliados por causa das sucessivas altas no preço da gasolina e do diesel.

O Palácio do Planalto já tinha decidido demitir Coelho, mas ele resistia a deixar o cargo, o que vinha provocando uma série de atritos. Na sexta-feira (17), com o anúncio de mais um aumento no preço dos combustíveis, os embates se tornaram uma guerra aberta –Bolsonaro e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), chegaram a ameaçar o comando da Petrobras com a instalação de uma CPI.

O novo presidente indicado pelo governo, Caio Paes de Andrade, ainda precisa ter o nome aprovado em uma assembleia de acionistas. Por enquanto, quem assume a companhia interinamente é o diretor de exploração da estatal, Fernando Borges.

No episódio desta terça-feira (21), o Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Vinicius Torres Freire. Ele avalia quais ameaças do Planalto e do Congresso podem se concretizar e analisa as consequências dessa briga para o preço dos combustíveis.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.