Descrição de chapéu Café da Manhã jornalismo

Podcast: como programas policiais influenciam o debate sobre segurança pública no Brasil

Café da Manhã analisa decisão que condenou TV Record a pagar R$ 1 milhão por incitação à violência no Cidade Alerta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Justiça Federal de São Paulo condenou em março a TV Record a pagar uma multa de R$ 1 milhão por incitação à violência em uma edição do programa Cidade Alerta, transmitida em 2015.

Na ocasião, o apresentador Marcelo Rezende, morto em 2017, narrava uma perseguição policial e defendeu que um policial disparasse contra supostos criminosos em fuga —o que de fato aconteceu e foi transmitido ao vivo.

Na condenação, a juíza Maria Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, disse que o programa cometeu abuso da liberdade de expressão com desrespeito aos princípios da presunção de inocência e da dignidade da pessoa humana. A TV Record afirmou na defesa que a mensagem de Rezende não foi de violação aos direitos humanos e sim de "dever cumprido pela autoridade policial".

No episódio desta segunda-feira (20), o Café da Manhã analisa o impacto dessa decisão e trata da relação entre os programas policiais, as forças de segurança e a política institucional no Brasil.

O podcast conversa com o apresentador do Cidade Alerta Santa Catarina, Henrique Zanotto; Bia Barbosa, especialista em direitos humanos da USP; Felipe Freitas, professor de direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa; e Luiz Peres-Neto, professor de jornalismo da Universidade Autônoma de Barcelona.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Maurício Meireles, com roteiro de Victor Lacombe e produção dele e de Jéssica Maes. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.