Siga a folha

Descrição de chapéu América Latina

Podcast analisa impactos da vitória de Bukele para democracia de El Salvador

Líder que despontou com projeto autoritário para enfrentar criminalidade declara vitória mesmo sem resultados oficiais

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ao discursar em tons superlativos para cantar vitória na eleição de El Salvador, Nayib Bukele encerrou dizendo que vai continuar a "fazer o impossível" na Presidência. O político, que se declarou vitorioso antes até do começo da divulgação dos resultados, vê a vantagem nas urnas como chancela a seu projeto autoritário. Nesta segunda (5), com 70% do total apurado, Bukele tinha 83% dos votos.

As leis de El Salvador não permitem a reeleição, mas uma manobra de Bukele o garantiu na disputa —organismos internacionais e opositores questionam a legitimidade da votação, bem como os avanços do regime contra o Estado de Direito.

O salvadorenho virou modelo para a ultradireita ao declarar guerra às gangues com uma estratégia baseada em um estado de exceção, que já dura quase dois anos, e ao encarceramento em massa. Mesmo diante de denúncias de violações como a prisão de inocentes e tortura em centros penais, Bukele é apontado como um presidente popular.

O Café da Manhã desta terça-feira (6) explica a trajetória do político, conta o clima na reeleição dele e discute as perspectivas para a democracia de El Salvador. O podcast entrevista Daniela Arcanjo, enviada da Folha a San Salvador.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas