Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2020

DEM vence em 9 das 30 maiores cidades da Bahia e acirra disputa com PT pelo governo do estado em 2022

Petistas estarão no segundo turno nas duas maiores cidades do interior baiano

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Salvador

Além de eleger o vice-prefeito Bruno Reis em Salvador com a maior votação dentre as capitais brasileiras, o DEM ganhou as eleições em 9 das 30 maiores cidades da Bahia, consolidando seu melhor desempenho no estado desde 2004.

Ao todo, o partido saiu das urnas com 37 prefeituras no estado e governará, nos municípios, cerca de 30% da população baiana a partir de 2021.

O bom desempenho nas cidades grandes e médias da Bahia promete acirrar a disputa pelo governo estadual em 2022. Com o fim do ciclo de oito anos do governador Rui Costa (PT), o pleito deve colocar em lados opostos o prefeito ACM Neto (DEM) e o senador Jaques Wagner (PT).

A vitória de Bruno Reis na capital era considerada crucial para o futuro do DEM, que está na oposição na Bahia desde 2007.

O partido vinha de um desempenho ruim na eleição de 2018, quando ACM Neto desistiu de deixar a prefeitura e disputar o governo do estado. Rui Costa acabou reeleito com 75% dos votos.

Na eleição de Salvador neste ano, o cenário foi o oposto. Bruno Reis saiu das urnas com 64,2% dos votos, vencendo em todas as zonas eleitorais da capital baiana e registrando os melhores resultados em bairros da periferia.

A candidata Major Denice (PT), policial militar que se filiou ao partido somente neste ano, teve 18,9% dos votos, consolidando o pior desempenho dos petistas na disputa pela Prefeitura de Salvador desde 1988 em uma eleição marcada pela fragmentação da esquerda.

O DEM ainda venceu em cidades importantes como Camaçari, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, dentro de uma estratégia de priorizar os municípios baianos com mais de 50 mil eleitores.

“O resultado foi muito satisfatório. É evidente que em 2022 vai passar por vários aspectos, mas foi uma sinalização muito clara no sentido de que o estado está buscando uma mudança”, afirma o presidente estadual do DEM, deputado federal Paulo Azi.

Apesar de ter perdido na capital, o PT disputa o segundo turno nas duas maiores cidades do interior da Bahia: Feira de Santana e Vitória da Conquista. As duas eleições prometem ser acirradas.

Em Feira de Santana, o deputado federal Zé Neto (PT) terminou o primeiro turno com 41,5% dos votos, contra 38,2% do atual prefeito, Colbert Martins (MDB).

Já em Vitória da Conquista, cidade que foi governada pelo PT entre 1996 e 2016, a diferença foi ainda menor. O deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo (PT) terminou na frente com 47,6% dos votos, ante 45,9% do prefeito e candidato à reeleição, Herzem Gusmão (MDB).

Nas demais cidades de maior porte, contudo, o desempenho do PT foi aquém do registrado nas últimas eleições. Sem contar as cidades onde disputa o 2º turno, o PT elegeu 32 prefeitos e governará 5,4% da população baiana a partir do ano que vem.

Nas 30 maiores cidades, o PT venceu apenas em Lauro de Freitas, onde a prefeita Moema Gramacho foi reeleita e segue para o seu quarto mandato. Considerando as 50 maiores cidades, também venceu em Santo Estevão.

Procurado para comentar o desempenho do partido na eleição, o presidente estadual do PT, Éden Valadares, não atendeu às ligações da reportagem.

Dois anos antes da eleição estadual, o DEM faz um caminho parecido ao que o próprio PT fez antes de conquistar o Governo da Bahia em 2006.

Em 2004, os petistas ajudaram a derrotar o então PFL em Salvador, com a eleição de João Henrique (então no PDT) e venceram em grandes cidades como Camaçari, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, formando uma espécie de cinturão vermelho.

Na época, o PT também avançou sobre antigos aliados do PFL e costurou uma aliança ampla que incluiu o então PMDB de Geddel Vieira Lima e até um apoio informal do PSDB.

Neste ano, o DEM atraiu para sua base em Salvador o PDT e o PL, dois partidos que integravam a base aliada de Rui Costa.

Para evitar mais avanços sobre siglas da base, o PT precisará cuidar das suas feridas internas —o que inclui disputas dentro do partido de alas ligadas a Rui Costa e a Jaques Wagner— e tentará manter ao seu redor os dois maiores partidos aliados, PP e PSD.

O PSD dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel saiu das urnas na Bahia com o maior número de prefeitos, 105 no total, e governará nos municípios cerca de 17% da população baiana. O PP elegeu 86 e será o segundo partido com mais prefeitos no estado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas