Siga a folha

Descrição de chapéu ataque à democracia

'Tinha gente com picareta arrancando pedras da praça dos Três Poderes', diz fotógrafo da Folha agredido

Pedro Ladeira foi cercado, chutado e teve o equipamento roubado por depredadores em Brasília

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O fotógrafo da Folha Pedro Ladeira foi chutado, empurrado e teve os equipamentos roubados durante a cobertura dos atos golpistas e de depredação na praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (8).

"O clima estava horrível", afirmou Ladeira. "Tinha gente batendo com picareta na calçada da praça dos Três Poderes para tirar pedras e jogar", afirmou Ladeira. "O Palácio foi completamente tomado, bem como o Congresso. Eu tentei chegar ao Supremo, mas não deu tempo, me pararam antes."

Ladeira havia conseguido entrar na Esplanada dos Ministérios e começou a fotografar os golpistas logo depois de saber da invasão dos prédios públicos que representam os Poderes da República. Após 20 minutos, quando chegou à frente do Palácio do Planalto, sede do Executivo, ele foi cercado por seis depredadores. Alguns usavam a camisa da seleção brasileira de futebol, outros, roupa camuflada do Exército.

Golpistas que arrancaram equipamentos de fotógrafo da Folha; ao fundo, de azul, mulher que saiu carregando uma das câmeras - Pedro Ladeira/Folhapress

Enquanto era agredido pelos homens, uma mulher mais velha que acompanhava o grupo conseguiu puxar parte dos equipamentos, uma câmera Canon DX e uma lente. Sobrou uma máquina sem lente, que estava rente ao corpo do fotógrafo.

"Enquanto me agrediam, diziam que eles estavam lá para tomar o Brasil, e que eu estava ali 'para foder com eles', porque eu era fotógrafo ", disse Ladeira. "Há outros casos de agressão. Tiraram os cartuchos da máquina de outro colega."

Segundo Ladeira, os depredadores são muito agressivos e estão tensos.

Manifestantes golpistas entraram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na tarde do domingo (8), invadiram áreas do Congresso , do Palacio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal) - Gabriela Bilo/Folhapress

Ladeira conseguiu deixar o local por volta das 17h e registrou boletim de ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia contra a agressão e o roubo dos equipamentos.

A ação de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ocorre uma semana após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT); no final do ano passado, após as eleições, houve também atos antidemocráticos insuflados pela retórica golpista do ex-presidente no período eleitoral.

As imagens dos atos mostram os manifestantes circulando livremente pelo interior dos prédios públicos em diferentes andares, inclusive pela rampa interna do Palácio do Planalto –usada pelo presidente da República na posse e na recepção de autoridades estrangeiras.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas