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Datafolha: cadeirada turbina engajamento de Datena e Marçal no Instagram

Após agressão em debate perfil do apresentador teve 16 vezes mais interações, apesar de poucas postagens

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São Paulo

O engajamento no Instagram do candidato José Luiz Datena (PSDB) após a cadeirada em Pablo Marçal (PRTB) no debate da TV Cultura foi 16 vezes maior em relação ao registrado em cerca um mês e meio.

Com apenas duas publicações sobre o ocorrido no debate de domingo (15), o apresentador chegou à média de quase 100 mil interações por postagem, ante aproximadas 6.200 de 17 de julho a 8 de setembro.

Marçal também foi alavancado pela agressão, atingindo engajamento duas vezes maior. Ele fez 23 publicações —fora as apagadas ao longo da noite— que renderam média de 265 mil interações por postagem. Entre 19 de maio e 8 de setembro, mais de três meses, o valor médio foi de 133 mil.

Os dados são de um levantamento realizado pelo Datafolha e pela empresa Codecs de 15 a 16 de setembro, considerando apenas Datena e Marçal. O instituto considera interações como a soma das curtidas e comentários nas postagens dos candidatos no Instagram.

José Luiz Datena (PSDB) agride Pablo Marçal (PRTB) durante debate na TV Cultura, na capital paulista - TV Cultura

Em números absolutos, até as 13 horas desta segunda-feira (16) o autodenominado ex-coach reunia 6,1 milhões de interações com o conteúdo postado. Datena teve cerca de 200 mil interações em seus dois posts.

Datena e Marçal também cresceram em número de menções. Datena passou de uma média de 1.860 menções na última semana para 79 mil após o debate. Marçal chegou a 76 mil menções após o episódio.

Entre 17 de julho, quando foi oficializado candidato, e 15 de setembro, Datena havia postado 91 conteúdos em seu perfil, que tiveram uma média de 6.195 interações por postagem. Com as duas publicações pós-debate, a média de interações do candidato chegou a 100 mil por postagem, cerca de 16 vezes mais que o período anterior.

Pelo que a postura dos dois candidatos indica, ambos vão continuar explorando a agressão em suas redes e aparições públicas. Datena afirmou que não se arrepende de ter lançado a banqueta contra Marçal e o influenciador repetiu as provocações feitas no debate em atividade de campanha na segunda-feira (16).

Os outros candidatos na disputa, que tiveram suas performances eclipsadas pela agressão, solidarizaram-se majoritariamente com Datena. Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) ligaram para o tucano, enquanto Tabata Amaral (PSB) enviou mensagem de texto dizendo que Marçal estava "trabalhando para que isso acontecesse desde o dia zero".

Nunes falou em "noite lamentável" e "desrespeito à sociedade" ao comentar o episódio, ponderando, no entanto, que Datena foi provocado pelo influenciador.

"O Datena errou, indiscutivelmente, nenhuma ação que utilize agressão a gente pode concordar", disse em entrevista à Rádio CBN na segunda-feira. "Mas o nível de provocação do Pablo Marçal é inaceitável [...] conseguir tirar [do sério] uma pessoa que é âncora de tantos anos daquela forma, é algo para reflexão".

Em vídeo publicado logo após o debate, Boulos também citou a postura do candidato do PRTB ao comentar a agressão. "Desde o começo das eleições nós temos tido um nível muito baixo nos debates, e isso em grande medida pela atuação do Pablo Marçal de inventar mentira, provocar, atacar, promover baixaria em todos os debates", disse.

Diante do ocorrido, Marçal busca explorar a cadeirada para reforçar a narrativa de que é um candidato perseguido pelo sistema.

Os dados da reportagem são resultado de parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

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