Siga a folha

Luccas Neto troca banheira de Nutella por vídeos educativos e livros infantis

Irmão de Felipe Neto mostra que um raio cai duas vezes no mesmo lugar

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

No final de 2021, uma matéria publicada pelo "Diário de Notícias" causou impacto em Portugal. As crianças do país estariam perdendo o típico sotaque lusitano e começando a falar como os brasileiros. O principal suspeito por essa mudança? Luccas Neto, que faz sucesso lá e cá com seu canal de conteúdo infantil no YouTube.

Ele foi apontado pelo Datafolha como o principal influenciador digital quando se fala em mundo infantil. O carioca de 31 anos teve 17% das menções, à frente de Xuxa (11%) e de seu irmão mais velho, Felipe Neto (4%).

Luccas Neto, 31, eleito pelo Datafolha o maior influenciador de conteúdo infantil da internet - Guto Costa/Divulgação

O rapaz é especialmente popular entre mulheres (19%), jovens entre 16 e 25 anos (24%) e pessoas com nível superior (19%). As classes B (17%) e C (18%) são seu domínio, assim como as regiões Nordeste e Sul (20% em ambas).

Mas é importante dizer que Luccas é o campeão em quase todos os recortes da população. Xuxa só o ultrapassa nas preferências da classe A, onde ela marca 19%, e ele, 12%.

O fenômeno Luccas Neto merece ser estudado, pois é um caso raríssimo de raio que cai duas vezes no mesmo lugar: o bairro do Engenho Novo, na zona norte do Rio, onde ele e Felipe nasceram e cresceram.

Luccas tem 39,2 milhões de seguidores no Youtube, 10,8 milhões no Tik Tok e 5, 6 milhões no Instagram. Já Felipe ostenta números ainda maiores: 45 milhões no YouTube, 17 milhões no Tik Tok, 17,2 no Instagram e 16,4 no Twitter, rede social que é pouco frequentada por menores de idade.

Quando se lançou na internet, em 2014, Luccas tentou imitar o irmão, que já era conhecido por vídeos polêmicos. Mas seu canal Hater Sincero durou pouco e ainda lhe rendeu uma derrota na Justiça. Foi condenado a pagar R$ 40 mil à influenciadora Viih Tube por tê-la ofendido.

Um ajuste de rota decisivo veio em 2017, com a criação da produtora Luccas Toon. A nova empresa, voltada ao público infantil, fez sucesso imediato no YouTube. Mas as críticas tampouco demoraram: o canal foi acusado de promover o consumismo e a ingestão excessiva de doces e alimentos industrializados.

No começo de 2018, novo ajuste: a produtora passou a priorizar vídeos educacionais e a escolher patrocinadores com mais critério.

Hoje a empresa também lida com licenciamento de produtos, produção de shows ao vivo e publicação de livros, e tem equipe de psicólogos e pedagogos que supervisionam tudo o que leva sua marca. Lançado em 2018, o livro "As Aventuras em Netoland" vendeu 54 mil exemplares.

Vídeos que notabilizaram Luccas Neto, como o que ele enche uma banheira de Nutella, foram substituídos por longas-metragens de enorme sucesso. Ele já produziu e estrelou 18 filmes, lançados em plataformas digitais. Em 6 de julho, estreia nos cinemas com "Os Aventureiros – A Origem".

Luccas é casado há seis anos com a atriz Jessica Diehl, hoje conhecida como Jessi Neto. O casal tem dois filhos, ambos batizados com nomes de personagens da franquia "Star Wars": Luke, nascido em 2020, e Anakin, que chegou em abril.

O influenciador foi procurado para dar uma entrevista para esta matéria. Ele, porém, alegou falta de tempo e apenas agradeceu pela pesquisa, dizendo estar muito feliz com o resultado.

A pesquisa Datafolha foi feita entre 2 e 9 de maio de 2023, com 1.500 entrevistas online. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas