Descrição de chapéu Saiu no NP jornalismo

Príncipe Charles conheceu Brasil há 40 anos, sambou, curtiu boate e caiu do cavalo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em março de 1978, o herdeiro do trono britânico, o príncipe Charles, veio pela primeira vez ao Brasil. Foram nove dias, dois deles dedicados a São Paulo, onde quebrou a costumeira pontualidade inglesa, divertiu-se na noitada e ainda sofreu susto ao cair do cavalo, como informou o jornal Notícias Populares.   

Com 29 anos e solteiro, chegou ao Rio de Janeiro no dia 8 para uma visita oficial. Durante a estada, mostrou animação. Em uma apresentação de samba, no Palácio da Cidade, a sede da prefeitura, dançou, com muita disposição, ao lado da passista Pinah, da Beija-Flor.

  “Embora não conheça o samba de Dorival Caymmi, cujos versos afirmam que ‘quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé’, o príncipe Charles demonstrou ser em sua noitada no Rio uma pessoa simples, pois, abraçado a uma passista da escola de samba Beija-Flor, ensaiou "passos de samba”, publicou o NP. 

A segunda parada do príncipe pelo Brasil foi São Paulo. Exatamente como o previsto, ele aterrissou às 11h20 do dia 10 do aeroporto de Congonhas. Segundo o divulgado, Charles (que é piloto) foi quem comandou o avião da Força Aérea Real. 

Príncipe Charles conversa em escola  britânica em São Paulo
Príncipe Charles visita escola britânica em São Paulo - Folhapress

Depois de desembarcar, dirigiu-se para o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, e hospedou-se na ala residencial no segundo andar. 

Um dos seus compromissos na capital paulista foi participar de uma competição de polo na Sociedade Hípica Paulista, no dia 11. Charles jogou e marcou três gols.  

Durante a partida, quando parava para descansar, o herdeiro do trono britânico ia até a tribuna de honra tomar suco de laranja e conversar com o governador de São Paulo, Paulo Egydio Martins.

 Quase no fim do torneio, o príncipe, ao disputar uma bola, caiu do cavalo depois que seu animal escorregou. 

“O tombo não chegou a provocar tumulto entre o grande público que assistiu ao torneio. Logo após cair, sua alteza real levantou-se rapidamente e trocou de cavalo. Segundo especialistas em polo, ‘o príncipe caiu muito bem’”, relatou o NP. 

O time de Charles acabou como vencedor do torneio. 

Depois de jogar polo, ele ainda teve animação para aproveitar a sua última noite na cidade. Saiu do Palácio dos Bandeirantes por volta das 22h e retornou depois das 2h. 

“Fugindo à programação de sua permanência em São Paulo, o herdeiro britânico teve uma alegre noitada na boate Hippopotamus”,  informou  a reportagem.

No dia seguinte, tomou o café da manhã e partiu para o aeroporto. A pontualidade, observada durante o período em que esteve na cidade, foi quebrada: o príncipe deixou São Paulo às 9h19, com 19 minutos de atraso, rumo a Belo Horizonte.   

Nesta sua primeira viagem ao país, Charles ainda visitou Brasília e Manaus. 

O príncipe voltou ao Brasil em 1991 (ao lado da princesa Diana, a sua primeira esposa), em 2002 e em 2009 (esta última, ele veio com a sua nova esposa, a duquesa da Cornuália, Camilla  Parker  Bowles). 

Príncipe Charles  sai do Palácio dos Bandeirantes
Príncipe Charles (centro), junto com o governador Paulo Egydio, sai do Palácio dos Bandeirantes - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.