Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Fumaça de cigarro também afeta saúde de pets; saiba os efeitos

Animais de estimação também podem se tornar fumantes passivos e desenvolver problemas de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os malefícios do cigarro para a saúde são amplamente conhecidos. Mas os efeitos do tabagismo também podem atingir os animais de estimação.

Cães e gatos que convivem com tutores fumantes podem desenvolver diversos problemas de saúde, incluindo determinados tipos de câncer, segundo a veterinária Karin Botteon, gerente técnica da área de pets da Boehringer Ingelheim.

"Há muito tempo, a medicina reconhece que pessoas que convivem com fumantes tornam-se ‘fumantes passivos’, pois respiram o mesmo ar e inalam as toxinas dos cigarros. É natural, e comprovado pela literatura da medicina veterinária, que o mesmo ocorre com os pets", afirma.

Vet with dog and cat. Puppy and kitten at doctor.
Cães e gatos examinados por veterinário - Adobe Stock

Segundo ela, os efeitos podem ocorrer mesmo que o tutor fume em ambientes abertos e longe dos animais, já que os resíduos do tabaco ficam sobre a pele, roupas, móveis e chão, "podendo entrar em contato com eles, causando intoxicação".

Para alertar sobre doenças e mortes causadas pelo fumo, o Dia Mundial sem Tabaco é lembrada nesta terça-feira (31).

No caso dos pets, são várias as consequências.

Cães com doenças respiratórias pré-existentes e que inalam fumaça de cigarros podem ter os seus sintomas agravados. E, segundo a veterinária, eles tendem a apresentar alterações pulmonares semelhantes às encontradas nos seres humanos fumantes.

Os problemas variam conforme a raça. Cachorros de focinho longo tendem a acumular mais partículas na narina, o que os coloca em um risco aumentado de câncer nasal; já os de focinho muito curto não filtram tanto as partículas que chegam mais facilmente aos pulmões, elevando a chance de câncer neste órgão.

Já os gatos que convivem com fumantes têm de 2 a 4 vezes mais chance de desenvolver carcinoma de células escamosas na cavidade oral, um tipo extremamente agressivo de câncer.

Além disso, felinos ficam expostos a partículas nocivas dos cigarros pelo fato de se lamberem com frequência para manutenção da higiene.

Para a veterinária, é fundamental que os tutores tenham consciência dos fatores que afetam a saúde dos pets e lembra que "o uso contínuo cigarro pode prejudicar diretamente a saúde de todos que convivem na mesma casa".


Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook ​ ​ ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.