Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets réveillon

Irmãos se trancam no banheiro para proteger cachorro com medo de fogos

No Réveillon anterior, pet se assustou com a queima de fogos e fugiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Réveillon deste ano foi diferente para uma família espanhola. Para evitar o sofrimento do cachorro com os fogos de artifício, dois irmãos se trancaram com o pet no banheiro e, com muita música e dança, mantiveram o animal distraído.

O jornalista Ibon Pérez afirmou ao blog que o local foi escolhido por ser o mais tranquilo da casa, e onde o som se amplifica. Assim, conseguiram afastar Rocky, 6, do barulho da queima de fogos.

Irmãos se trancam no banheiro para proteger cachorro com medo de fogos
Irmãos se trancam no banheiro na virada do ano para proteger cachorro com medo de fogos - @ibonpereztv no Twitter

"Estivemos lá das 23h50 à 0h30, momento mais alto dos fogos", afirmou.

Ao mostrar em rede social como foi a virada de ano da família, Ibon contou que, no Réveillon anterior, o cachorro se assustou com os ruídos, fugiu e só foi encontrado sete dias depois, desnutrido.

"Vão dizer que é loucura. Louco é atirar bombinhas como se não houvesse amanhã, como se fosse um mascletá [evento pirotécnico típico da comunidade valenciana] ou o arsenal excedente do ETA", escreveu.

Ibon não tem outros pets, mas disse ao Bom Pra Cachorro que é voluntário no resgate de animais.

O barulho de fogos é sempre motivo de preocupação para tutores. E não afetam não só pets, mas crianças, idosos e autistas.

Com a audição mais sensível, cães e gatos sofrem com sons altos. Assustados, animais podem se machucar ao tentar se esconder ou fugir. Outros apresentam tremores, taquicardia, agressividade, choro ou latido excessivo. Em alguns, o pânico decorrente do estampido pode levar à morte.

Nas redes, Ibon recebeu apoio, mas também foi criticado por internautas que não entenderam sua atitude. Em anos anteriores, o blog já mostrou tutor que até passou a virada do ano debaixo da cama para confortar o peludo.

No dia 30 de outubro, após o resultado do segundo turno das eleições, os fogos assustaram os cães Simba e Shrek, que fugiram de casa, em Sobradinho (DF), e acabaram atropelados. Simba foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Shrek precisou ficar internado, em estado grave.

A tradição dos fogos afeta os animais também em outras ocasiões, como festas juninas e finais de campeonatos de futebol. Por isso, o ideal é preparar o peludo para o barulho em qualquer época do ano.

Para isso, a recomendação é deixar música ligada no ambiente em que o pet está ou até mesmo vídeos com sons de fogos de artifício ou trovões e ir aumentando aos poucos, na medida que o bichinho for aceitando. Outra dica é agir naturalmente, com ações positivas, oferecendo biscoitos e brincando com pet com seus brinquedinhos favoritos. Isso vale para o dia da queima de fogos também.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.