Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Caramelo invade evento internacional de cães de raça, mobiliza grupo e acaba adotado

Cachorro ganha cuidados veterinários no World Dog Show Brasil, em SP, e microchip

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um cachorro chamou a atenção no sábado (10) nos bastidores do WDS (World Dog Show) Brasil, realizado em São Paulo. Um vira-lata invadiu a competição internacional de cães de raça e logo mobilizou um grupo que, agora, busca um adotante. O final feliz veio neste domingo (11): o peludo ganhou um lar e irá viver no interior do estado.

O caramelo apareceu no Expo Center Norte possivelmente atraído pela movimentação e pelo cheiro dos competidores. Cerca de 4.000 cães de 50 países se reúnem no evento, que começou na quinta (8) e vai até este domingo (11), organizado pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

Sem identificação ou sinal de que tivesse uma família, foi levado para avaliação médica. Ganhou carinho, foi vermifugado e microchipado.

Caramelo aparece em evento de cães de raça e mobiliza grupo por adoção
Cachorro entrou em evento de cães de raça, ganhou mimos, passou por veterinário e agora grupo busca adotante - Lívia Marra/Folhapress

"Os criadores viram que o animal era de rua e me chamaram. Eu acolhi, colocamos ele no braço —estava assustadinho— e levamos para o consultório veterinário", explicou Rosânia Ramalho, médica-veterinária e membro da Comissão de Bem-Estar Animal do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

A veterinária disse nunca ter visto algo parecido acontecer em outras competições.

O exame preliminar apontou que o doguinho está aparentemente bem de saúde, pesa 17 kg e é um cão jovem —a idade não foi estimada.

Com o olhar atento em direção a outros animais e um tanto assustado, o cachorro não quis comer e, diante da reportagem, rejeitou petisco. Mas aceitou água e se interessou por um brinquedo.

Dócil, o peludo não se importou com a aproximação de humanos. Parecia gostar dos mimos e foi transportado no colo. E chegou a cochilar deitado aos pés de um grupo que discutia seu futuro.

Na noite de sábado, as prioridades eram conseguir com empresas parceiras doações de ração e coleira, além de garantir castração e microchip. Enquanto isso, internamente, começava uma mobilização nos grupos em busca de um candidato a tutor.

"A CBKC trabalha muito com cães de raça, mas também trabalha com a parte social. A partir do instante que a CBKC exige que todos os animais que participam de suas exposições tenham implantado um microchip, está estimulando que esses animais tenham posse responsável e que diminua o abandono", disse Rosânia sobre a preocupação em deixar o caramelo rapidamente identificado.

E conseguiu. Também no começo da noite de sábado, Christiano Yamasaki, médico veterinário oficial do evento, fez nova avaliação do pet e, em minutos, implantou o equipamento. Ainda no consultório, caramelo recebeu sacos de ração doados pela Royal Canin, patrocinadora master do WDS.

Até aquele momento, a rede de solidariedade formada em torno dele já havia conseguido abrigo temporário.

Monica Grimaldi Pillon, advogada especializada em direito animal, se mostrava preocupada com a guarda responsável e afirmava que o futuro tutor deveria assinar um termo "para lembrar que [que a adoção] é para a vida toda".

"Nós, criadores, abraçamos o caramelo e vamos dar um lar para ele (...) Os nossos animais são nossos irmãos, são nossos filhos, fazem parte da nossa vida. E ele merece ser feliz", afirmou na ocasião.

Neste domingo veio a confirmação. Monica e o marido, Carlos Alberto Pillon, não resistiram ao charme do peludo e decidiram aumentar a família.

O cachorro, que passa a se chamar Caramelo World Dog Show, "mais conhecido como WDS", vai morar em Campos do Jordão. "Vamos dar uma vida com dignidade para ele", concluiu a advogada.

Sobre a presença de um animal de rua em um evento de raças, que passam por rígido controle e precisam apresentar certificado de saúde para participar, Monica afirmou que "a prioridade é a vida".

"Jamais nós iríamos ignorar uma vida. Nossos braços estão abertos para receber vidas semelhantes, porque aqui não tem raça, porque aqui não tem cor, aqui tem amor.

Neste domingo, Caramelo foi levado ao palco de exibições para uma apresentação ao público e para a entrega simbólica da adoção.

Isso porque, segundo Monica, ele só irá para a nova casa depois de ser castrado e passar pelo período de observação.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.