Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Saiba o que avaliar antes de dormir com o pet na cama

Saúde do pet e do tutor deve ser levada em consideração, afirma veterinária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem tem pet tem companhia na hora de se alimentar, assistir à televisão, ler um livro e até ir ao shopping. E também na hora de dormir.

Porém, antes de dividir a cama com o bichinho, o tutor deve tomar cuidados e avaliar alguns pontos —como a saúde de ambos—, afirma Isabela Oliveira, veterinária da empresa de suplementação animal Petvi.

Happy couple laying in bed with their dog - focus on dog
Casal descansa com seu cachorro - Adobe Stock

Estudos já comprovaram que a interação com animais faz bem à saúde. Mas dormir com o pet pode ser um hábito prejudicial?

"A resposta a essa pergunta não é tão simples quanto um 'sim' ou 'não'. Depende em grande parte da preferência pessoal, do tipo de relacionamento que você tem com seu animal de estimação e de considerações de saúde individuais", afirma a especialista.

A veterinária cita alguns cuidados:

  • O pet deve estar com a higiene em dia para entrar em contato com os lençóis;
  • O animal deve estar treinado para fazer as necessidades em locais adequados;
  • O porte é fator importante: animais menores podem ter mais riscos de se machucar caso o dono tenha um sono muito ativo e se movimente constantemente

Ela lembra alguns animais de estimação são inquietos à noite, o que pode levar a distúrbios do sono para os tutores. E agravar crises respiratórias em pessoas alérgicas.

"Para pessoas alérgicas, dormir com um animal de estimação pode agravar alergias respiratórias. Pelos, poeira e saliva de animais podem desencadear sintomas como espirros, coceira e congestão nasal."

Uma opção para quem não abre mão de dormir com o pet é colocar no quarto uma caminha individual para o peludo. Mas, para isso, ele precisa ser treinado para descansar no local adequado.

"Uma dica é fornecer um espaço confortável e atraente para o pet dormir. Para essa fase de adaptação, os donos podem usar como reforço positivo o uso de elogios e petiscos na hora de dormir. A transição pode levar algum tempo, mas seja consistente com as regras e evite permitir que o pet durma na cama. Isso vai incentivar o animal a usar o seu próprio espaço de dormir", afirma a veterinária.

Siga o Bom Pra Cachorro no Instagram, Facebook, X e Threads

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.