Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Governo Lula

Lula inicia primeira reunião ministerial de 2024 em meio a piora da avaliação popular do governo

Presidente deve intensificar pressão por entregas de impacto na área econômica e social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) deu início na manhã desta segunda-feira (18), no Palácio do Planalto, à primeira reunião ministerial de 2024. O encontro ocorre em meio a pesquisas de opinião que mostraram piora da avaliação popular do governo.

Lula deve, no encontro, elevar a pressão para que as pastas apresentem resultados de impacto na área econômica e social.

O presidente Lula na última reunião ministerial de 2023 - Ricardo Stuckert-20.dez.2023/Presidência da República

As cobranças de Lula passam por medidas para reduzir o preço dos alimentos, ampliar o crédito para a parcela mais pobre da população, fomentar a compra da casa própria pela classe média e impulsionar investimentos.

Um dos exemplos mais recentes da preocupação com medidas econômicas foi a discussão do preço dos alimentos com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

Após um resultado benigno em 2023, os alimentos começaram 2024 pesando no bolso dos consumidores.

O governo tem enfrentado nesse início de ano desgaste também em outras áreas, como segurança pública —a fuga do presídio de Mossoró, com buscas de mais de um mês e, até agora, infrutíferas— e saúde —a explosão de casos da dengue.

Nesse último caso, como revelaram os repórteres Raquel Lopes e Mateus Vargas, o Ministério da Saúde tem divulgado dados inconsistentes sobre a letalidade em 2024, além de inflar anúncio de repasses a estados e municípios contra emergências sanitárias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.