Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

PL protocola pedido de cassação de Glauber Braga após confusão com militante do MBL

Partido afirma que Braga tem "atitudes desequilibradas enraizadas"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O PL protocolou um pedido de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) nesta quarta-feira (17) por agressões contra um militante do MBL (Movimento Brasil Livre) na Câmara dos Deputados. A representação é por quebra de decoro parlamentar. O partido afirma que Braga tem "atitudes desequilibradas enraizadas".

"Tornou-se corriqueiro para o representado desrespeitar a ética e o decoro necessário ao Parlamento", diz a legenda. Segundo o PL, não é admissível que diferenças políticas sirvam de pretexto para ofensas de visitantes e parlamentares.

O texto acusa o psolista de ter iniciado a briga de terça (16) e faz um relato do episódio. Na sequência, acrescenta outros momentos em que o parlamentar aparece em discussões com representantes da direita.

"A agressividade, os xingamentos e a celeuma são características constantes nas atitudes do representado, sobretudo quando é contrariado, o que denota uma incompatibilidade com a democracia, cujo pilar é a diversidade de opiniões", afirma o PL.

Depois do tumulto, Glauber Braga disse não se arrepender e parlamentares de direita afirmaram que iriam buscar a cassação do mandato dele.

Segundo Braga, não é a primeira vez que Gabriel Costenaro faz provocações ao psolista—no perfil da rede social do militante do MBL há registros de ao menos um outro encontro entre os dois. "Não vamos aceitar ficar sofrendo perseguição permanente desse sujeito", disse o parlamentar.

Ele também divulgou nota em que disse que o integrante do MBL "tem histórico de agressão a mulheres" e que esta é a quinta provocação dele.

Deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ)
Deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) - Câmara dos Deputados/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.