Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu STF

Barroso diz que algumas expressões jurídicas o fazem lembrar de posição do Kama Sutra; veja vídeo

Presidente do STF defende a simplificação da linguagem usada pelo Poder Judiciário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou que o uso de expressões jurídicas precisa ser revisto. Ele as considera excludentes. Ao citar algumas, o ministro disse se lembrar de posições do Kama Sutra ao ouvi-las, em referência ao manual indiano de sexo.

"Nós já temos muitas dificuldades inevitáveis no direito para precisarmos piorar. Já falamos coisas como ‘no aforamento’, ‘havendo pluralidade de enfiteutas’, ‘elege-se um cabeceu’. Isso é péssimo. Ou ‘embargos infringentes’. Ou ‘mútuo feneratício’. Sempre que vejo isso eu me lembro de uma posição do Kama Sutra", afirmou e foi seguido de risadas da plateia

"Tenho me empenhado muito para ser melhor compreendido pela sociedade brasileira. Lançamos um pacto do Judiciário pela linguagem simples", disse, na cerimônia de lançamento da nova edição do Anuário da Justiça Brasil, da editora ConJur. Segundo ele, a linguagem que chama de hermética e excludente dificulta o entendimento da atuação do Judiciário.

ACOMPANHE TUDO QUE ACONTECE EM BRASÍLIA NESTA quarta (22)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.