Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Câmara adia votação do parecer de Boulos que tenta livrar Janones

Sessão estava marcada para às 11h desta quarta, mas não havia salas disponíveis; votação fica para as próximas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira (22) a votação do parecer de Guilherme Boulos (PSOL-SP) que tenta livrar o colega André Janones de processo por suspeita de rachadinha.

Não havia salas de reunião disponíveis na hora marcada para a sessão, às 11h. Com isso, o relatório deve ser votado nas próximas semanas —como há feriado na semana que vem, a sessão pode ser empurrada para a seguinte.

Close de Boulos e Janones
Fotomontagem com os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL-SP) e André Janones (Avante-MG) durante sessão do Conselho de Ética da Câmara em 15 de maio - Ranier Bragon-15.mai.2024/Folhapress

Boulos votou pelo arquivamento do caso sob o argumento de que Janones não era parlamentar na época em que foi gravado falando em pedir de volta parte do salário de auxiliares.

O áudio da gravação, porém, contradiz essa tese.

Tanto Boulos quanto Janones são aliados do presidente Lula (PT). O primeiro é seu candidato à Prefeitura de São Paulo. O segundo integrou a linha de frente de sua campanha eleitoral digital em 2022.

O deputado Cabo Gilberto (PL-PB) já protocolou voto divergente defendendo a manutenção do processo de cassação contra Janones. Gilberto é do mesmo partido de Jair Bolsonaro, sobrenome que integrou escândalos de "rachadinha" nos últimos anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.