Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu
Congresso Nacional MST

Derrotas no Congresso são lembrete amargo para o governo; veja vídeo

Presidente já recebeu várias demonstrações de que não conseguiu amarrar fidelidade de sua base

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

As derrotas do governo na votação de vetos foram um lembrete amargo para o Palácio do Planalto sobre as dificuldades que Lula pode enfrentar no Congresso.

Em 17 meses de mandato, o presidente não correu grandes perigos e conseguiu aprovar pontos importantes da pauta econômica, mas também já recebeu várias demonstrações de que não foi possível amarrar a fidelidade de sua base de sustentação.

A sessão desta terça-feira (28) teve um resultado simbólico por dois motivos principais. O primeiro é que os parlamentares exibiram, mais uma vez, uma inclinação conservadora –que justificou principalmente a derrubada vetos das saidinhas e de um dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias que proíbe despesas que possam ser relacionadas ao MST ou a certos conteúdos de educação sexual.

O segundo ponto é que as votações tiveram ao lado do governo pouco mais de 100 deputados e 20 senadores, enquanto a oposição teve mais de 300 deputados e cerca de 50 senadores. Isso só foi possível porque o centrão se juntou à bancada bolsonarista, incluindo vários partidos da base aliada, que têm ministérios na Esplanada.

Na saída da sessão, um líder do centrão e um articulador do governo fizeram diagnósticos que servem de alerta para o Planalto. O líder do centrão afirmou que as votações foram mais uma prova de que, em suas palavras, "o governo não tem base no Congresso". O aliado de Lula afirmou que derrotas parte da vida, mas também reclamou da falta empenho nas votações até por parte do PT.

Veja vídeo da análise de Bruno Boghossian.

Sessão Solene de Reabertura do Ano Legislativo, no Plenário da Câmara dos Deputados. - Pedro Ladeira - 5.fev.2024/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.