Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Metade do país não garante nome social a pessoas trans e travestis, diz levantamento

Tema foi discutido e cobrado por representantes da comunidade LGBTQIA+ na Câmara dos Deputados durante comissão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Metade dos estados brasileiros não garante o direito ao nome social para pessoas transexuais e travestis. A identidade social para esse grupo também só é fornecida por 27% dos estados brasileiros. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo programa Atena, que mapeia as políticas públicas voltadas a pessoas LGBTQIA+.

Segundo Cláudio Nascimento, coordenador do Atena, o trabalho começou em 2021 e a pesquisa com os estados já foi concluída. Ainda nesse semestre, o grupo deve lançar um levantamento relativo às capitais.

ACOMPANHE TUDO QUE ACONTECE EM BRASÍLIA NESTA sexta-FEIRA (17)

  1. Leia as reportagens publicadas nessa sexta

Na quinta-feira (16), véspera do dia do Combate à Homofobia, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados recebeu representantes das entidades para participarem do debate sobre políticas públicas para a população LGBTQIA+.

Na ocasião, entidades que representam a comunidade estiveram presentes e cobraram políticas públicas aos deputados.

O representante da Aliança Nacional LGBTQIA+, Rogério Sganzerla, que participa do programa Atena, explicou que a pesquisa se concentra no estudo da parte administrativa e jurídica do poder público. Sganzerla ressaltou que, mais que a aprovação de leis, é preciso garantir o acesso da população aos direitos assegurados.

Parada do Orgulho LGBT de 2016. O tema do ano foi "Lei de Identidade de Gênero Já - Todos Juntos contra a Transfobia" - Diego Padgurschi/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.