Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Alckmin diz que Lula vai sancionar Mover no dia 2 de julho

Anúncio foi feito em evento da Confederação Nacional dos Transportes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) anunciou, nesta quarta-feira (19), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá sancionar o programa automotivo Mover (Mobilidade Verde e Inovação) no dia 2 de julho.

Em declaração feita durante evento de comemoração de 70 anos da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), o vice-presidente defendeu o projeto e disse que o país precisa investir na indústria automotiva.

A votação do programa foi adiada no início de maio durante as discussões sobre a retomada da taxação de compras internacionais de até US$ 50.

O projeto, que pretende ampliar as exigências de sustentabilidade da frota automotiva e estimular a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade, substitui o antigo Rota 2030.

Um dos objetivos é o incentivo a descarbonização, ao promover combustíveis alternativos.

Entre os presentes no evento da CNT, também estiveram o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho e o ministro das Cidades, Jader Filho.

Em sua fala, Luiz Marinho abordou a questão do emprego na área e comentou receber queixas do setor empresarial de falta de mão de obra para os transportes.

Também foram convidados à cerimônia, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, e os ministros Silvio Costa (Portos e Aeroportos), que não compareceram, e Renan Filho (Transporte), que enviou como representante o secretário executivo da pasta, George Santoro.

No evento, foram prestadas homenagens a personalidades que contribuíram com o transporte nacional.

Reunião Ministerial do governo Lula. Na foto, o presidente Lula, ao lado do vice presidente Geraldo Alckmin. - Pedro Ladeira - 18.mar.2024/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.