#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter América Latina

'Televisionada', tentativa de golpe na Bolívia repercute em tempo real nas redes

Imagens da movimentação de militares viralizaram em pouco tempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A tentativa de golpe de estado na Bolívia, ocorrida nesta quarta-feira (26), teve ares latino-americanos clássicos, com tanques e soldados nas ruas, ao mesmo tempo em que contou com a repercussão quase em tempo real nas redes sociais.

Em pouco tempo, imagens e vídeos das movimentações dos militares tomando a praça onde fica o palácio presidencial, em La Paz, viralizaram, com reações e comentários de milhares de espectadores ao redor do mundo. Os registros compartilhados, em sua maioria, têm origem de cidadãos e TVs locais.

Memes sobre a tentativa de golpe de Estado na Bolívia repercutem nas redes sociais
Memes sobre a tentativa de golpe de Estado na Bolívia repercutem nas redes sociais - Reprodução

O episódio dominou os assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) nesta tarde e pode ser acompanhada através de termos como "Bolívia" (509 mil pubiblicações), "La Paz" (119 mil posts) e "Golpe de Estado" (222 mil posts); o nome do presidente Luis Arce também está em alta, com mais de 180 mil citações.

Uma das cenas virais mostra o presidente boliviano discutindo com o líder do movimento golpista, o general destituído do comando do exército Juan José Zúñiga, em frente ao palácio presidencial. De acordo com o jornal boliviano El Deber, Zúñiga entrou no palácio, conversou com Arce e deixou o prédio.

Ele foi preso depois de liderar a tentativa de golpe. Falando com jornalistas durante a prisão, ele disse que agiu a mando de Arce, que teria tentado um autogolpe.

"Um golpe de Estado com transmissão em tempo real e com direito a (tentativa de) entrevista do golpista. Que momento", escreveu um internauta.

Uma das primeiras publicações que alertaram para o episódio foi feita pelo perfil do ex-presidente boliviano Evo Morales e mostra uma grande quantidade de militares armados com escudos tentando invadir a sede da Presidência. Publicado às 16h01 (horário de Brasília), a postagem tem 1,5 milhão de visualizações e 15 mil curtidas.

Evo é um dos primeiros a usar o termo "golpe de Estado" para descrever o movimento, na legenda da sua postagem. Arce, neste momento, ainda falava em "mobilização irregular".

Outro registro muito compartilhado, inclusive pelo ex-presidente da Argentina, Alberto Fernández, mostra o momento em que um veículo militar tenta arrombar os portões do palácio.

Políticos e personalidades brasileiros e internacionais repercutiram e rechaçaram a tentativa de golpe em seus perfis nas redes.

Veja os principais vídeos e memes que estão rodando a internet sobre a tentativa de golpe na Bolívia:

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.