Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Governo Lula sustentabilidade

Governo Lula cria Política Nacional de Fronteiras

Comitê Nacional irá propor cooperação entre órgãos para repressão a crimes internacionais, preservação do meio ambiente, direitos humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instituiu nesta segunda-feira (3) a Política Nacional de Fronteiras. O mesmo decreto cria, também, o Comitê Nacional de Fronteiras. A nova política foi publicada no Diário Oficial da União.

O colegiado será responsável por, dentre outros pontos, propor mecanismos de cooperação entre os órgãos e as entidades governamentais, o setor privado e a sociedade civil para o controle migratório, turismo, preservação do meio ambiente, regularização fundiária e urbana, ensino, pesquisa e tecnologia, assistência consular, vigilância sanitária.

A política inclui quatro eixos: segurança, integração regional, desenvolvimento sustentável, e direitos humanos, cidadania e proteção social.

ACOMPANHE TUDO O QUE ACONTECE EM BRASÍLIA NESTA SEGUNDA (3)

A chamada PNFron pretende orientar as ações do Poder Executivo federal para a atuação coordenada entre União, estados e municípios e instituições privadas.

O decreto cita, ainda, a cooperação internacional; a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos ilícitos transnacionais e delitos ambientais; o repúdio à xenofobia, ao racismo e a qualquer forma de discriminação; e o respeito à cultura e aos valores das populações indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

O texto define fronteiras as áreas compreendidas na faixa interna de 150 km de largura, além dos espaços geográficos dos limites do Mar Territorial, Zona Contígua, Zona Econômica Exclusiva e Plataforma Continental, que são as áreas marítimas e submarinas.

Barco é 'sequestrado' por bolivianos e gera tensão na fronteira em Rondônia - Reprodução - 22.abr.2024 /Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.