Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Programa do MJ, Celular Seguro completa seis meses e 60 mil bloqueios

Ferramenta foi lançada em dezembro de 2023 e tem 2 milhões de usuários cadastrados para casos de roubo, furto ou perda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A ferramenta Celular Seguro, do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), chegou à marca de 60 mil bloqueios nesta segunda-feira (1°). Lançado em dezembro do ano passado, o programa tem 2,1 milhões de usuários cadastrados.

O programa permite o bloqueio das linhas, dos dispositivos e dos aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, a partir do acionamento de um botão para esses casos.

Acompanhe tudo que acontece em Brasília nesta segunda (1)

O acesso ao programa é feito com o mesmo login do site gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site (celularseguro.mj.gov.br) ou aplicativo de celular.

O programa estuda incorporar um protocolo de rastreamento e recuperação de telefones móveis desenvolvido no Piauí. Equipes técnicas do MJSP e do governo do estado estão em contato para discutir aspectos técnicos para a implementação da medida nos próximos meses.

Por meio dele, quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia informam em qual local e aparelho a nova conta foi criada. Caso haja um registro de furto ou roubo, o receptador é intimado, via WhatsApp, a ir a uma delegacia.

Caso não tenha a nota fiscal, terá que entregar o telefone às autoridades, que o encaminham aos verdadeiros donos.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública piauiense, no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, o crime de roubo de celulares recuou 44% no estado, enquanto o furto diminuiu 18%. Já o índice de recuperação de aparelhos aumentou 139%.

Mão segura celular com a tela do aplicativo Celular Seguro. Logan são três pinceladas com as cores do Brasil: em ordem, azul, amarelo e verde.
Celular Seguro, aplicativo do Ministério da Justiça, alcança 40 mil bloqueios - Reprodução/Governo Federal

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.